quinta-feira, 11 de maio de 2017

Petista admite que perguntou a Duque sobre conta na Suíça

Ex-presidente sustenta que desconhecia corrupção na Petrobras

Mariana Sanches | O Globo

-SAO PAULO- Em depoimento ao juiz Sergio Moro ontem, o ex-presidente Lula confirmou ter tido um encontro com o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, no Aeroporto de Congonhas, no qual perguntou sobre contas do executivo no exterior. O episódio havia sido relatado à Justiça Federal por Duque em depoimento no último dia 5 e faz parte de uma tentativa do ex-diretor de negociar uma delação premiada. Duque e Lula, no entanto, têm importantes divergências. Lula afirma que não se lembra de quando a conversa ocorreu e não menciona ter feito qualquer sugestão para que Duque se livrasse de provas de corrupção. Para Duque, a conversa indicava que o ex-presidente tinha conhecimento da corrupção na Petrobras.

Lula disse que estava preocupado com boatos de corrupção e pediu ao então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que arranjasse o encontro entre ambos.

— A pergunta que eu fiz pro Duque foi simples: ‘Tem matéria na Petrobras, tem denúncia de que você tem dinheiro no exterior e que está pegando da Petrobras. Você tem conta no exterior?' Ele respondeu: ‘Não tenho’. Eu falei: ‘Acabou, se não tem...’. (Duque) Não mentiu pra mim, mentiu pra ele mesmo — afirmou Lula, ao confirmar que Duque era indicação do PT.

Nas palavras de Duque, Lula o procurou porque havia recebido uma informação da presidente Dilma Roussef:

— Lula me pergunta se eu tinha uma conta na Suíça. Disse que a então presidente Dilma tinha recebido a informação de que um ex-diretor da Petrobras teria recebido dinheiro. Eu falei não, nunca recebi dinheiro da SBM. Aí ele vira pra mim e fala assim: ‘E das sondas, tem alguma coisa?’ E tinha, né? Ele falou assim: ‘Olha, presta atenção no que vou te dizer. Se tiver alguma coisa, não pode ter. Não pode ter nada no teu nome, entendeu?’ Eu entendi. Mas o que eu iria fazer? — disse Duque.

Lula negou diversas vezes que soubesse que a Petrobras estava loteada por corruptos e afirmou que, caso soubesse, eles teriam sido presos antes. Quando ouviu do magistrado que o ex-gerente Pedro Barusco havia devolvido R$ 204 milhões como multa, Lula afirmou:

— Quanto que ele devolveu? Roubou muito, hein?! Um ladrão assim é tão esperto que você só sabe se for delatado.

Questionado sobre a acusação de Leo Pinheiro de que teria pedido para destruir provas de propina, Lula foi direto:

— Jamais disse ao Leo o que ele falou — afirmou o ex-presidente.

Nenhum comentário: