segunda-feira, 1 de maio de 2017

Temer: ‘haja protesto, ou não, Brasil continuará trabalhando’

Para presidente, objeções a reformas são típicas da democracia

Luiza Souto | O Globo

SÃO PAULO- O presidente Michel Temer (PMDB) disse ontem que “haja ou não protestos, o Brasil continuará trabalhando”. Ele fez um pronunciamento em São Paulo, durante inauguração da Japan House, complexo cultural localizado no bairro Bela Vista, Zona Sul da cidade. Num breve discurso para uma plateia que incluía o vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e presidente da liga parlamentar Brasil-Japão, Taro Aso, Temer disse que a reforma trabalhista que está tramitando no Congresso é fundamental, apesar de gerar no país “objeções num primeiro momento”, mas que “são típicas da democracia plena que vemos no nosso país”.

— O brasileiro é otimista. Haja protestos, ou não, o Brasil continuará trabalhando — afirmou ele, para continuar: — Lanço essa mensagem especialmente para o investidor brasileiro e japonês, para dar tranquilidade e segurança de que estamos desobstruindo os caminhos da economia para alcançar a tranquilidade e eliminar o desemprego.

No dia do Trabalho, o presidente deve divulgar vídeo nas redes sociais destacando medidas como o saque de recursos de contas inativas do FGTS e a reforma trabalhista.

ATOS NO RIO E EM SÃO PAULO
No Rio, está marcado ato que começa às 11h na Cinelândia, organizado por políticos de oposição e centrais sindicais.

Em São Paulo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) fará manifestações de 1º de Maio na Avenida Paulista. O ato foi suspenso no sábado pela Justiça, atendendo à ação da Prefeitura. No compromisso assumido entre a CUT e prefeitura, porém, o ato foi mantido na avenida, mas sem os shows programados. Antes da medida, Doria pediu “bom senso” aos sindicalistas.

No sábado, a prefeitura havia conseguido liminar na Justiça que estipulava multa de R$ 10 milhões se a central sindical insistisse em fazer o evento no local. A CUT entrou com recurso. Em nota emitida ontem, a central informou que a decisão foi acordada em audiência no Tribunal de Justiça de São Paulo.

“O TJSP justificou a decisão com a alegação de que é preciso se dar a isonomia à manifestação da CUT e a outras já ocorridas na Av. Paulista, inclusive com a utilização de caminhão de som”, diz a nota.

Ficou acertado que a CUT usaria só um caminhão de som durante o ato. “O veículo será utilizado única e exclusivamente para discursos e manifestações públicas e não show”, diz documento emitido pela Justiça ontem.

O veículo ficará estacionado próximo à rua da Consolação ou em local definido pela Polícia Militar ou pela CET. A parte cultural do evento foi transferida para a Praça da República.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo “reafirma sua disposição de colaborar com a central na realização de seu evento na Praça da República”.

Na manhã de ontem, antes de o acordo ser celebrado, Doria afirmou que a Central não pediu autorização para o evento ocorrer na via e lembrou de termo firmado com o Ministério Publico de São Paulo, que só permite três eventos por ano no local: a Parada do Orgulho LGBT, a Corrida de São Silvestre e a festa de Réveillon.

Nenhum comentário: