domingo, 11 de junho de 2017

Um avanço democrático | Cacá Diegues

- O Globo

Escrevo antes de encerrado o julgamento no TSE. Não conheço e não me interesso muito pelo resultado, a não ser por curiosidade natural de quem acompanha o noticiário. Se Michel Temer cair fora, será substituído por Rodrigo Maia, que convocará o Congresso para a escolha do novo presidente. O Congresso escolherá certamente alguém parecido com um dos dois.

Apesar do fervor das Diretas Já, não haverá eleições diretas antes daquela prevista para outubro de 2018. É evidente que os que podem decidir antecipá-la não estão a fim disso. Mesmo que estivessem, não há tempo útil para aprovar uma reforma da Constituição e organizar eleições imediatas. Ia acabar uma eleição embolando na outra.

A política brasileira se desmaterializou, não temos mais referências concretas confiáveis, sejam elas a de um líder, a de um partido ou a de uma ideia. É tudo mais ou menos parecido, no caos polarizado em que giramos. Uma confusão de fins sem princípios contagia todas as ações e todos os temas políticos. Os juízes supremos se tornaram um novo Poder Moderador, como ele era exercido pelo imperador na primeira Constituição do Brasil, de 1824. E se esganam diante de nossos olhos pregados na televisão.

Como não sabemos que rumo tomar, zanzamos em torno de sentimentos primários que cultivamos como ideologia. Voltamos aos ódios massificados que nos enfiaram na cabeça desde tempos atrás, dividindo o mundo em dois largos campos de pensamento único, sem direito a qualquer nuance, muito menos contradição. Como durante o horror da Guerra Fria, quando ou se era agente do imperialismo ianque, ou sórdido comunista que comia criancinhas grelhadas.

Estamos perdendo tempo, prisioneiros de mitos públicos e obsessões particulares. Os que neste país ainda pensam, tinham que estar refletindo sobre formulação e militância além dos partidos que, quando não vivem de propina, viram simplesmente um bom negócio: se você conseguir juntar um certo número de assinaturas, ganha um generoso fundo partidário, mais um tempo de rádio e televisão que pode ser negociado com um candidato mais exequível que o seu.

A criação de movimentos populares atualizados e mais ou menos informais, que estejam mais interessados na vida das pessoas do que em siglas ideológicas, mudou o sentido da política na Espanha e na Itália, fez o Reino Unido deixar a União Europeia e a França permanecer nela. Se não formos capazes de organizar alguma coisa que tenha a ver com esse avanço democrático, nossos próximos eleitos não serão nada diferentes dos que aí estão, há tanto tempo.

Temos que usar a crise aguda em que vivemos como pretexto e ponto de partida para um relançamento do Brasil como projeto, e não como uma velha repetição do que sempre fomos, à direita ou à esquerda.

Não são as leis que fazem os costumes de uma sociedade; são os costumes da sociedade que fazem as leis. Não dá mais para disfarçar que nossa nobre Constituição cidadã, que organizou nossa vida depois do autoritarismo, envelheceu e perdeu sua energia, num país e num mundo que, apesar de tudo, mudaram e seguem mudando todo dia. Somos penitentes de seu lancinante burocratismo, de seu formalismo irritante, da abstração que nos impõe para nos paralisar concretamente.

Se vamos convocar uma necessária Constituinte para 2018, ela não pode ser exclusiva dos eternos bacharéis, sempre alugados pela oligarquia. Precisamos, desde agora, discuti-la em função do que somos de fato e do que sonhamos ser. Precisamos reconhecer a existência e o poder das redes sociais da internet, não importam as pós-verdades e as tolices rabugentas que divulgam, a dispersão inútil que hoje estimulam. É preciso reconhecer o poder de representação da própria internet, como foi feito com a força emergente dos sindicatos nos anos 1950.

Voltemos a pensar as novidades políticas que as manifestações juvenis de 2013 puseram nas ruas, antes que a boçalidade dos black blocs e a esperteza do poder oligarca as tirassem de lá. Com elas, podemos construir a solidez de uma democracia brasileira, eliminando a síndrome do escravismo que herdamos e do qual sofremos as consequências até hoje. Quem sabe, eliminemos desse jeito nossa trágica desigualdade, mãe de nossa miséria profunda.

Em vez de ficarmos sem dormir pensando no destino de Temer e seus ministros investigados, aproveitemos os meses que nos separam do 2 de outubro de 2018 para preparar uma revolução sem sangue, um novo projeto de país. Diante do que nos espera como trabalho e empenho, temos pouco tempo, não podemos perdê-lo com velhas e inúteis lamentações da política tradicional. Só assim o Brasil pode mudar.
------------------
Cacá Diegues é cineasta

Nenhum comentário: