terça-feira, 8 de agosto de 2017

PSDB fará autocrítica na televisão

Por Vandson Lima | Valor Econômico

BRASÍLIA - O PSDB fará uma dura autocrítica em seu programa de TV, que irá ao ar no dia 17, às 20h30.

É o que promete a inserção do partido, de 30 segundos, que começará a ser veiculada a partir de amanhã. "O PSDB errou e tem que fazer uma autocrítica. Não adianta pedir desculpas", anuncia o teaser, que aponta boas práticas da sigla em sua história, como a criação do Plano Real, a luta pelas Diretas Já, pela anistia e a implantação dos agentes de saúde. A cada acerto, contudo, surge um personagem, representando o cidadão, para ressalvar. "Mas agora, errou".

O programa será o primeiro dos tucanos após o acordo pela permanência do senador Tasso Jereissati (CE) no comando da sigla. Ele substituirá Aécio Neves (MG) até dezembro, quando o PSDB realizará uma convenção para trocar toda sua direção. "Dia 17, às 20h30, assista o programa e conheça as ideias e posições do PSDB diante do futuro do Brasil. É hora de pensar no país", conclui a inserção.

Confirmado na presidência do PSDB na semana passada, após um acordo que envolveu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin - hoje tido como nome mais provável do partido para concorrer à Presidência da República em 2018 -, Tasso é dos tucanos mais críticos do atual momento da sigla. Defensor de um rompimento com o governo do presidente Michel Temer, Tasso tem insistido em reuniões internas que o PSDB perdeu a conexão com a população, não tem bandeiras claras e "fala para ninguém" em um momento grave da vida nacional.

Em seu último programa, em maio, o PSDB já procurava fazer um mea culpa. Curiosamente, coube a Aécio dizer que "às vezes, ouvir críticas pode ser difícil, mas é o primeiro passo para podermos melhorar de verdade a política". Uma semana depois, Aécio foi afastado do Senado em decisão liminar do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), por pedir R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, desencadeando uma crise no partido.

Nenhum comentário: