segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Ataques ao governo devem marcar nova caravana de Lula

Por Marcos de Moura e Souza | Valor Econômico

BELO HORIZONTE - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa hoje uma viagem por 12 cidades de Minas Gerais como parte de seu projeto pré-eleitoral para 2018. Seus discursos deverão ser marcados por comparações entre governos petistas e o governo Michel Temer (PMDB). O roteiro inclui um encontro com o empresário Josué Gomes da Silva, da gigante têxtil Coteminas, filho de José Alencar, que foi vice-presidente nos dois mandatos de Lula.

Inclui também um ato ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, que apareceu em primeiro lugar em duas pesquisas recentes sobre a disputa das vagas de Minas ao Senado no ano que vem.

Primeiro nas pesquisas de intenção de voto, Lula vai rodar por cidades que, em sua maioria, votaram no PT nas eleições dos últimos anos. Minas é atualmente o principal Estado governado pelo partido. Fernando Pimentel foi eleito em 2014 derrotando o grupo do senador Aécio Neves, após três governos seguidos de tucanos.

Lula prepara temas específicos para abordar em seus discursos em cada cidade. A primeira é Ipatinga, no Vale do Aço, região que é um hub mineiro da indústria siderúrgica e metalmecânica. A Usiminas é a principal siderúrgica do vale.

Pela programação, o ponto central de sua fala será a "defesa da soberania nacional". A região viu empresas encolherem ou fecharem as portas durante a recessão e sofreu também com os efeitos da Lava-Jato porque muitas pequenas e médias empresas da região vinham fornecendo peças para o setor de óleo e gás para a Petrobras.

É uma região industrial típica que na visão do PT precisa de apoio do Estado para ganhar novo impulso. Pimentel, segundo sua assessoria, estará com Lula na cidade e deve participar também de atos em outros municípios. O governador tentará se reeleger em 2018.

Amanhã, em Governador Valadares, Lula terá outro gancho para seu discurso: o desenvolvimento sustentável e a atenção ao meio ambiente - uma das áreas que Temer foi alvo de críticas recentemente.

Valadares foi uma das afetadas pela tragédia ocorrida há quase dois anos, quando uma barragem de rejeito de minério de ferro da mineradora Samarco se rompeu.

Em novembro de 2015, o Rio Doce foi tomado por uma onda marrom de lama e rejeito e Valadares, como outras cidades ribeirinhas, ficaram sem água encanada por um período. Pescadores, trabalhadores rurais e índios da etnia krenak devem estar presentes no evento com Lula.

Em Teófilo Otoni, Araçuaí, Salinas e, no sábado, em Diamantina, o petista terá encontros em campi de uma universidade e de um instituto federal criados em seu governo. Segundo o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), a visita a essas cidades será oportunidade para discussões sobre os investimentos da era Lula e ataques ao teto de gastos imposto por Temer.

Em Montes Claros, na sexta-feira, Lula se encontrará com Josué na fábrica da Coteminas. "A presença do Josué está confirmada, foi ele mesmo que fez o convite", disse Cida de Jesus, presidente do PT de Minas. O Valor não conseguiu confirmar o encontro com a assessoria do empresário.

Josué foi candidato derrotado a senador em 2014 pelo PMDB de Minas e fez parte da campanha de Dilma. Ela e Lula estiveram num palanque na cidade com Josué naquele ano. Josué é mencionado novamente nos planos do PMDB e do PT para a disputa de algum cargo.

Lula viajará de ônibus pelas cidades mineiras e Cida de Jesus disse que quatro ônibus participarão da caravana petista - um modelo de viagem que ele realizou em outras pré-campanhas. Em Minas Gerais, Lula ainda passará por Bocaiúva, Cordisburgo, Itaobim e Itinga. Com exceção de Belo Horizonte, as demais cidades ficam na regiões central, norte e leste de Minas.

Nenhum comentário: