domingo, 1 de outubro de 2017

Segundo Datafolha, parcela dos que se definem como de centro aumenta

- Folha de S. Paulo

Uma fatia relevante do eleitorado brasileiro se distanciou da esquerda e hoje se identifica mais com o centro do espectro político do que seus extremos, de acordo com o Datafolha.

Segundo o instituto, 29% dos eleitores se classificam atualmente como de centro, 9% se dizem de centro-esquerda e 10% se consideram de centro-direita. A quantidade de eleitores que se dizem de centro é a que mais cresceu nos últimos anos. Eram 17% em maio de 2010.

Somados os eleitores que se consideram de esquerda com os que se dizem de centro-esquerda, o grupo autodeclarado esquerdista aumentou de 20% para 22% nos últimos sete anos, diz o Datafolha.

Mas o grupo esquerdista já foi maior. Em junho deste ano, chegou a representar 28% do eleitorado.

No outro extremo do espectro político, a soma dos eleitores que se dizem de direita com os que se consideram de centro-direita oscilou de 37% para 36% desde 2010, de acordo com a pesquisa do Datafolha.

Após pedir aos entrevistados que se posicionassem no espectro político, o instituto calculou uma média para a população com base nas respostas, atribuindo 1 às posições mais à esquerda e 7 às posições de extrema direita.

A média resultante foi 4,4, ligeiramente superior aos 4,1 de junho e inferior aos 4,7 calculados em 2010. Por esse critério, o Brasil se afastou um pouco do centro, mas ainda pende para a direita.

Nenhum comentário: