segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Vitória enfraquecida | Leandro Colon

- Folha de S. Paulo

A Câmara deve barrar a segunda denúncia da PGR contra Michel Temer nesta quarta (25).

A votação representará politicamente o fim de um ciclo sem precedentes. Em menos de três meses, os deputados terão barrado duas acusações criminais contra o presidente.

Gravado em uma conversa espúria com um dos empresários mais ricos e influentes do país, Temer quase renunciou. Segurou-se no cargo pela falta de alternativas de poder e sobretudo por causa das fragilidades na delação da JBS, que já eram evidentes naquele mês de maio.

Ele contou ainda com a benevolência do TSE, que, em meio à crise do episódio de Joesley Batista, ignorou as provas de abuso de poder econômico da chapa Dilma-Temer, vencedora na disputa de 2014.

Cinco meses após ser revelada, a colaboração da JBS caiu em descrédito. Joesley e seu parceiro de gravações, Ricardo Saud, estão na cadeia.

Portanto, Temer deveria transformar o resultado de quarta em uma virada política de seu mandato, com as duas denúncias da PGR derrotadas e seu algoz atrás das grades.

O presidente, porém, corre risco de sair ainda mais fraco e com uma fatura alta para quitar com sua base parlamentar de apoio. Sobreviveu, é fato, mas sob alto custo político.

Até agora, aliados do Planalto calculam que o placar na Câmara tende a ficar abaixo dos 263 votos obtidos para segurar a primeira denúncia. Há quem aposte em perda de ao menos 25 deputados. Uma queda considerável, levando em conta, por exemplo, a necessidade de 308 dos 513 para aprovar emenda constitucional, mecanismo utilizado para a reforma da Previdência.

Temer tem de reagir caso queira, passada a página da JBS, acelerar uma agenda de votações no Congresso. Se não o fizer, terá arranhada a pecha de reformista que tenta emplacar. Deixará como único legado de gestão, no fim de 2018, a impopularidade recorde e os escândalos graves em que se meteu no cargo.

Nenhum comentário: