terça-feira, 21 de novembro de 2017

Chile: 2 º turno dependerá de extremos e moderados, dizem analistas

Próximo presidente enfrentará Congresso mais fragmentado e será obrigado a negociar

Janaína Figueiredo / O Globo

- BUENOS AIRES- O inesperado resultado do primeiro turno na disputa pela sucessão da presidente do Chile, Michelle Bachelet, instalou um cenário duvidoso no qual ninguém arrisca a dizer se algum dos dois candidatos que disputará o segundo turno, em 17 de dezembro, tem mais chances. Ontem, o expresidente e candidato da aliança de centro- direita Chile Vamos, Sebastián Piñera (2010- 2014), e o jornalista e candidato independente Alejandro Guillier iniciaram a segunda etapa da campanha com o desafio de se tornarem verdadeiros equilibristas. Ambos precisam ampliar seu eleitorado buscando votos nas extremas direita e esquerda, mas, ao mesmo tempo, sem sacrificar o apoio dos moderados. Na opinião de analistas locais ouvidos pelo GLOBO, os dois estão diante de um panorama complicado, e a vitória final dependerá, essencialmente, de suas habilidades negociadoras.

O primeiro turno da eleição mostrou um novo país, do ponto de vista político. O Chile já não se divide mais entre centro- esquerda e centro- direita, como acontecia desde a redemocratização, em 1990. Surgiram novos atores políticos como a esquerdista Frente Ampla ( FA, que elegeu 21 deputados), ao mesmo tempo em que outros, como o chamado neopinochetismo, se negam a desaparecer ( seu candidato à Presidência, José Antonio Kast, alcançou 7,93%). E no meio de ambos, convivem setores mais moderados ainda alinhados com partidos tradicionais como o Socialista, de centro- esquerda, e Renovação Nacional, de centro- direita.

Essa heterogeneidade é a nova realidade do Parlamento, fruto da reforma eleitoral aprovada no segundo mandato de Bachelet. O número de deputados passou de 120 para 155 e no futuro governo ninguém terá maioria. A maior bancada será da aliança de centro- direita, com 71 cadeiras, mas o futuro presidente deverá negociar cada projeto de lei que quiser aprovar.

— Em termos da disputa pela Presidência, vejo uma situação mais favorável a Guillier porque ele tem menos limitações para crescer conquistando votos da FA, dos democratas cristãos e do Partido Progressista — opinou o reitor da Faculdade de Governo da Universidade do Chile, Marco Moreno.

Já Piñera, que alcançou 36,65%, se quiser os votos de Kast deverá, por exemplo, negociar benefícios para militares presos por violações dos direitos humanos. O ex- chefe de Estado também tentará apropriar- se de votos da Democracia Cristã ( DC), que teve seu pior resultado desde o retorno da democracia, obtendo apenas 5,8% e reduzindo de forma expressiva seu espaço no Congresso. Piñera aposta que parte desses eleitores não está mais disposta a respaldar os antigos aliados da DC na Concertação e poderia votar na aliança de centro- direita.

MOVIMENTO ANTI- PIÑERA
O trabalho de Guillier nas próximas quatro semanas também será árduo. A FA, que ficou com 20,27% dos votos, já deixou claro que não pedirá a seus eleitores que votem no candidato independente. A única alternativa de Guillier, apontou o professor Juan Pablo Luna, da Universidade Católica, é colocar- se à frente de um movimento anti- Piñera.

— Muitos dos eleitores da candidata da FA, Beatriz Sánchez, viram nela uma defensora mais eficiente das reformas de Michelle Bachelet. O que Guillier deve fazer é assumir esse papel, prometer preservar e aprofundar o legado de Bachelet, sobretudo em matéria de educação, saúde e direitos civis — assegurou Luna.

Nenhum comentário: