terça-feira, 7 de novembro de 2017

Combate a fake news pelo TSE gera debate

Coluna do Estadão / O Estado de S. Paulo.

Gigantes do setor de tecnologia acompanham com atenção as discussões no TSE sobre o combate a fake news na campanha de 2018. Uma das preocupações do setor é com a diferenciação do que é uma manifestação espontânea dos próprios eleitores e do que pode ser configurado como propaganda eleitoral. As empresas também alertam que as determinações judiciais que envolvam retirada de conteúdo deverão conter especificamente o endereço na rede (URL) do material que deve sair do ar, para garantir a remoção do conteúdo correto.

» Cada coisa... O “timing” das decisões judiciais é outra preocupação que já foi discutida entre integrantes do TSE com empresas do setor de tecnologia.

» ...a seu tempo. As companhias alertam que remoção do conteúdo da internet é um procedimento mais rápido do que a identificação do usuário que fez a postagem, mas as decisões judiciais costumam fixar prazo único para as duas coisas.

» É guerra. O grupo governista do PSDB recebeu a informação de que a ala pró-Tasso Jereissati quer intervir no diretório do partido no Maranhão para tirar votos do governador de Goiás, Marconi Perillo, adversário de Tasso na disputa pela presidência da sigla.

» Nada disso. A direção nacional do PSDB diz que decidiu destituir o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, do comando da sigla no Estado porque não admite a aliança para 2018 com o governador Flávio Dino (PCdoB) e com o PT.

» Cartas na mesa. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, condiciona o desembarque do PSDB do governo Temer, como quer o expresidente Fernando Henrique, à escolha do candidato tucano ao Planalto na convenção de dezembro. Se a decisão ficar para depois, ele defende adiar a saída.

» Entre a cruz… O Centrão resolveu dar uma nova cartada para pressionar Michel Temer a fazer reforma ministerial: ameaça não ajudar a aprovar projetos de lei do Congresso (PLNs), que abrem recursos orçamentários para a União.

» ...e a espada. Há 33 PLNs na pauta. Sem eles, o governo tem dificuldade de pagar as promessas feitas na votação das denúncias.

» De uma vez. O plenário do Supremo seguiu o ministro Alexandre de Moraes e decidiu que terá repercussão geral a posição que a Corte tomar com relação às ações que pedem para juízes equiparação de vantagens com o Ministério Público no que diz respeito a diárias e licença-prêmio.

» Celebridade. O apresentador José Luiz Datena foi convidado por vários partidos a concorrer em 2018, mas ainda não se decidiu. A última proposta foi de Jair Bolsonaro (PSC), pré-candidato ao Planalto, que deseja o jornalista candidato ao governo de São Paulo. » Vida longa. O portaaviões São Paulo, desativado pela Marinha em fevereiro, pode escapar do destino humilhante de virar sucata.

» Transformer. Um consórcio de construtores navais quer propor a transformação do navio de 32,8 mil toneladas e 265 metros em uma ilha de apoio às plataformas marítimas de exploração de petróleo. Poderia abrigar até um hospital.

Nenhum comentário: