domingo, 19 de novembro de 2017

‘outsider’

Coluna Lauro Jardim / O Globo

Vai passar? 1
Nas contas de Michel Temer, que, ninguém nega, conhece a alma da Câmara como poucos, a Reforma da Previdência tem hoje 240 votos. Com a mexida no Ministério, acha que dá para subir a 280.

Vai passar? 2
Temer tem dito reservadamente que, para alcançar os necessários 308 votos, “vai depender da pressão dos empresários e até dos candidatos a presidente que não querem ter que fazer eles mesmos uma reforma”.

Vai passar? 3
Nas mesmas conversas, Temer explica que, se no dia da votação tiver menos de 300 votos garantidos, retira o projeto de pauta. Ou seja, não quer jogar para perder.

A vingança dos políticos
A CPMI da JBS não acabou, mas o relatório final que os seus comandantes planejam terá como peça de resistência o pedido de indiciamento e prisão de Rodrigo Janot e do seu entorno na PGR.

Conta dividida
Geddel Vieira Lima já tem uma linha mestra para defender o indefensável: vai dizer que os R$ 51 milhões não eram só dele, mas do partido também.

Mais provas
A PGR está enviando a proposta de delação de Eike Batista para o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro para que sejam colhidas novas provas. É uma delação ecumênica: além de Lula, atinge o PSDB e o PMDB.

O ‘OUTSIDER’ JOAQUIM 1
Joaquim Barbosa só toparia ser candidato a presidente pelo PSB com carta branca. Já Luciano Huck nega que o prazo para se decidir por candidatura seja dezembro. Mesmo elogiando o PSB em conversas com interlocutores ("Os partidos no Brasil têm donos; o PSB me parece não ter"), Joaquim Barbosa só aceitará ser o candidato a presidente da República da legenda com carta branca. O ex-presidente do Supremo se encontrou com os chefes do PSB no dia 8, em Brasília. Disse a eles que não se interessa "em ser vice de ninguém". Barbosa acredita que uma aliança com a Rede pode resultar numa chapa harmônica — será que com Marina Silva de sua vice?

O ‘OUTSIDER’ JOAQUIM 2
Barbosa ainda repete a interlocutores que sua tendência é não ser candidato a nada (“preciso refletir se estou disposto a uma mudança tão radical na minha vida”), mas o fato é que nunca esteve tão aberto a discutir a possibilidade. Ao PSB disse que fará agora uma longa viagem ao exterior. E prometeu dar uma resposta definitiva entre "final de janeiro e início de fevereiro".

O ‘OUTSIDER’ HUCK 1
Aos interlocutores mais próximos Luciano Huck tem negado que dezembro seja o prazo final para decidir se será candidato à Presidência da República. O tempo seria mais elástico. Se tivesse que se definir hoje, porém, não entraria na corrida eleitoral.

O ‘OUTSIDER’ HUCK 2
Sobre sua amizade com Aécio Neves, que seria cobrada de forma rigorosa numa campanha, Huck já tem uma resposta na ponta da língua: “Quem não tem pelo menos uns dez amigos com quem já se decepcionou ao longo de uma vida?”.

Quem cai...
O Rio de Janeiro ainda é, disparado, o maior produtor de petróleo do Brasil. Mas sua hegemonia já foi muito mais acachapante. Aos números: em 2000, o Rio era responsável por 80% do petróleo brasileiro. Em 2017, de acordo com números da ANP até setembro, a participação do estado caiu para 67,5%.

...e quem sobe
Os polos com viés de alta na produção petrolífera são os estados de São Paulo com 12,8% e Espírito Santo com 14,6% em 2017. No ano 2000, tinham uma irrisória participação de 0,1% e 1,0%, respectivamente.

Sinal de confiança
Um sinal patente de confiança na recuperação da economia: em novembro de 2016, o número de novos matriculados nos cursos universitários na Estácio para o semestre seguinte era de 916 alunos. Hoje, está em 5.900 matrículas novas para 2018

Tim-tim
Não se sabe para comemorar exatamente o quê, mas o fato é que a importação de vinhos e espumantes cresceu 39% entre janeiro e outubro em relação ao mesmo período de 2016, segundo o Ministério da Indústria e Comércio. Chegou ao país um total de 105,7 milhões de litros. Os países que mais exportaram para cá foram Chile (44,1 milhões de litros), Portugal (13,7 milhões de litros) e Argentina (13,3 milhões de litros).

Nenhum comentário: