sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PMDB entra na disputa por pasta das Cidades

Coluna do Estadão / O Estado de S. Paulo.

O PMDB entrou na disputa pelo Ministério das Cidades. O líder na Câmara, Baleia Rossi, diz que, se forem comparados os ministérios que o partido ocupa com os do Centrão, não há como Michel Temer deixar de contemplar a legenda. “Se você olhar para a Esplanada, não há como não vir para o PMDB. Existe uma expectativa da bancada pela importância e capilaridade e pelo PMDB não ter nenhum ministério de ponta”, afirma ele. Com orçamento de R$ 15,4 bilhões, a pasta comanda programas com impacto nas bases eleitorais, como moradia.

» No palitinho. Apesar da avaliação, o líder do PMDB pondera que a solução tem de ser pacífica. “Não dá para a base brigar”, diz ele. A pasta também é cobiçada por PP, DEM e PSD.

» Amigo do rei. O deputado Alexandre Baldy (sem partido-GO), próximo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), entrou na lista dos cotados para assumir a pasta das Cidades. Ele avalia se filiar ao PMDB ou ao PP.

» Segunda opção. Se perder a queda de braço pelo Ministério das Cidades, peemedebistas dizem que é nula a hipótese de não indicarem um nome para a Secretaria de Governo, ocupada pelo ministro Antonio Imbassahy, do PSDB.

» Só que... O presidente Temer avisou a interlocutores que, se fizer mudanças na Secretaria de Governo, vai colocar alguém de sua relação pessoal.

» Virou alvo. A tucana Maria Helena Guimarães, número dois do Ministério da Educação, entrou na mira dos deputados que defendem o PSDB fora do governo. O chefe dela, Mendonça Filho (DEM), sai até abril para disputa eleitoral.

» Braços dados. As conversas em torno da filiação de Luciano Huck a um partido político para disputar a eleição presidencial de 2018 envolvem também o ingresso da mulher dele, a apresentadora Angélica. A decisão ainda não foi tomada.

» Tô aqui. O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) usou o Twitter para criticar a ministra Luislinda Valois, que tentou furar o teto salarial para receber R$ 61 mil, e se colocou à disposição de Temer para ocupar a pasta.

» Coxinha versus… As inserções partidárias do PMDB foram alvo de críticas de peemedebistas no grupo de WhatsApp da legenda minutos depois de divulgadas. Os vídeos foram considerados elitistas, sem “índios, negros ou gente do povo”.

» ...mortadela. Os deputados se incomodaram também com o espaço dado a Fátima Pelaes, secretária da Mulher, no programa partidário. Criticam-na por ter destinado recursos para a Casa da Mulher Brasileira, no Maranhão, onde o governador Flávio Dino faz oposição a Michel Temer.

» Assim passa. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, sugeriu a Temer que a reforma da Previdência seja resumida à idade mínima e a medidas que acabem com privilégios. Além de preservar o INSS rural.

» Conselho. Em reunião com Temer no início da semana, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, recomendou adiar a troca de ministros para evitar o tema durante a votação da reforma do INSS.

Nenhum comentário: