quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Poder em jogo/O Globo: A aposta de Maia

Rodrigo Maia assumiu o risco de liderar a aprovação da reforma da Previdência. Quer levar o projeto ao plenário na semana que vem e passará o feriado prolongado de Brasília (hoje é Dia do Evangélico na capital) contando os votos disponíveis. O otimismo do presidente da Câmara parece não ter eco na Casa. Mesmo entre deputados governistas, é quase unânime a aposta de que não haverá votos suficientes em favor de novas regras para as aposentadorias ainda neste ano. Para um deles, a defesa pública da reforma se sustentará até meados de dezembro, como forma de acalmar o setor financeiro. E a votação ficaria para 2018. Se a previsão se confirmar, e o enredo da votação da reforma se arrastar além do carnaval, a campanha eleitoral poderá acontecer em meio a forte turbulência econômica, como já ocorreu com todas as disputas presidenciais desde a redemocratização. Será um teste para a liderança do presidente da Câmara.

Reciprocidade
Ao cobrar do PSDB união em favor da reforma da Previdência, Aécio Neves, que ontem se viu em meio a novas denúncias, desta vez por uso de celulares de “laranjas”, mostrou que tenta voltar à cena. A disposição da bancada para atendê-lo ainda é incerta. Tasso Jereissati, hoje seu antípoda no partido, concorda com a medida, mas acha que deveria ser seguida por todos os partidos governistas: “Seria uma atitude firme de apoio.” Até agora nenhum partido tomou a decisão.

Jabuti frustrado
A bancada da bala bateu na trave e quase conseguiu aprovar brecha no Estatuto do Desarmamento para que geólogos, geógrafos, engenheiros, engenheiros de minas, economistas e químicos do Departamento Nacional de Produção Mineral pudessem usar armas “mesmo fora de serviço”. O texto estava na medida provisória que cria a Agência Nacional de Mineração. Foi retirado por requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que apontou o tema como alheio à pauta.

Campo armado
Já em outra frente, o Senado abriu a porta para a liberação de armas no país. Aprovou ontem projeto de Wilder Morais (PP-GO) que altera o Estatuto do Desarmamento. Pelo texto, quem mora no campo vai poder estocar armas em casa, só não poderá levá-las “em deslocamentos”. Na Câmara, que vai votar a proposta, a bancada da bala está em festa.

Insistência
Deputados ligados às centrais sindicais pressionam os líderes de seus partidos para serem indicados à comissão que discutirá a medida provisória que altera a reforma trabalhista. Querem garantir a volta de um financiamento aos sindicatos. Acham que, se passar na comissão, há chances em plenário.

Nenhum comentário: