quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Coluna do Estadão/O Estado de S. Paulo: Ala anti-Alckmin pode deixar PSDB em março

Tucanos insatisfeitos com os rumos do partido comandado pelo governador Geraldo Alckmin aguardam uma definição sobre quem será o candidato do governo Temer ao Planalto para decidir se deixam a sigla. O prazo é a janela partidária de março, que permite trocar de legenda sem o risco de perda do mandato. PMDB, PP, PSD, PR, PTB e PRB estão em busca de um nome. O cardápio atual inclui o próprio presidente e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Outros são considerados, como o prefeito João Doria, caso troque o PSDB pelo PMDB.

» Casa nova. José Serra também é cotado para ser o candidato do Centrão. Recentemente, o presidente do PMDB, Romero Jucá, consultou o tucano sobre o interesse de se filiar ao partido. Serra desconversa.

» Fantasma. No jantar de fim de ano oferecido pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, na terça, que reuniu nomes dos três poderes, as rodas de conversa voltaram a tratar da Lava Jato e como combatê-la.

» É fraco. O novo diretorgeral da PF, Fernando Segovia, foi criticado. Não consegue evitar as operações. No dia seguinte ao jantar, os deputados Dulce Miranda (PMDB) e Carlos Gaguim (Podemos) tiveram os gabinetes vasculhados.

» Vem aí. Criminalistas avaliam que 2018 será o ano da Lava Jato no Supremo. Em 2017, a Corte não julgou nenhum réu. Vem daí o desespero de políticos envolvidos nas investigações.

» Silvio vem aí. O presidente Temer vai participar do Programa Silvio Santos para falar da reforma da Previdência. A gravação será amanhã. O apresentador decidiu apoiar a proposta.

» Apelando. Ainda em busca de aprovar a Previdência, o governo tenta abrir um canal com a oposição por meio de governadores, que prometem ajudar virando votos de deputados em troca de mais recursos.

» Cada um tem a sua. Principal fiador da reforma do INSS, Henrique Meirelles classificou de “opinião” a nota de Romero Jucá de que só será votada em 2018.

» Chega. O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, avisou aos amigos que, depois de passar 35 anos concorrendo em eleições, ficará fora do pleito de 2018.

» Pires. Pezão está há três dias em Brasília aguardando a elaboração de quatro contratos de empréstimos de R$ 2,9 bilhões com o BNP Paribas.

» Quase lá. Com o dinheiro, garante que até janeiro pagará todos os salários atrasados de servidores da ativa e aposentados. A partir de fevereiro, os salários voltarão a ser pagos em dia.

» Campanha contra. O ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) escalou uma equipe para visitar gabinetes de senadores com a missão de derrubar, na sabatina, a indicação de Christianne Dias Ferreira para a direção da Agência Nacional de Águas (ANA). Diz que ela é ligada ao Eduardo Cunha.

» Sem clima. O DEM adiou sua convenção de hoje para 6 de fevereiro depois de o presidente da sigla, Agripino Maia, ter virado réu.

» Vem. O PR e o PRB disputam a deputada Bruna Furlan (SP). Insatisfeita no PSDB, ela recebeu convites para concorrer ao Senado.

Nenhum comentário: