sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Jungmann vê ‘ acordo tácito’ com o crime

Após o ministro da Justiça, Torquato Jardim, ter aberto crise com o Rio ao afirmar que vê sociedade entre a PM e o crime, ontem foi a vez de o ministro da Defesa, Raul Jungmann, repetir a tese, para o país todo. Ele disse que a quantidade de armas e celulares encontrados nos presídios indica a existência de “acordo tácito” entre os estados e os criminosos.

Jungmann: estados têm ‘ acordo’ com o crime

Ministro da Defesa diz que quantidade de armas apreendidas nas cadeias revela conivência dos governos

Eduardo Bresciani / O Globo

- BRASÍLIA- O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse ontem que a quantidade de armas, celulares e outros objetos encontrados em varreduras em presídios o levam a uma inferência de que há um “acordo tácito” entre os estados, por meio do sistema penitenciário, e criminosos presos. Nas 33 fiscalizações realizadas pelas Forças Armadas, foram apreendidas 10.882 armas e objetos perfurantes em locais que abrigam 22.970 detentos. Em outubro, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, havia criticado especificamente o governo do Rio, a quem acusou de não controlar a Polícia Militar — na ocasião, ele também afirmou que os comandantes da PM no estado eram “sócios” do crime organizado.

— Há uma proporção de uma arma a cada dois detentos. O fato é que o sistema prisional permite que um a cada dois detentos esteja armado. Então dá para tirar uma dimensão. A gente chega a pensar se não há algum acordo entre o estado e os que estão dentro ( da cadeia). Parece haver uma espécie de acordo tácito: não aperta a gente aqui, que a gente não aperta vocês lá. O que acontece é que o criminoso que está preso continua mandando nas ruas, continua tendo poder, mando e tendo suas ordens cumpridas — disse o ministro.

As 33 varreduras foram realizadas em 31 presídios de sete estados : Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

GRAVAÇÃO DE CONVERSAS
Jungmann ressaltou que a conclusão feita por ele é direcionada ao sistema prisional, porque, ao falar de estados, poderia dar a impressão de envolvimento de governadores.

— Se um a cada dois está armado, o que posso concluir? É inferência minha. Isso é um escândalo. 

Não pode ser desse jeito. Oferecemos scanner, treinamento, mas a realidade é essa — afirmou, em referência a ações do governo federal.

O ministro criticou as visitas íntimas a criminosos líderes de facções criminosas e voltou a defender o monitoramento de conversas entre advogados e clientes. Ele destacou que os traficantes Nem, Marcinho VP e Fernandinho BeiraMar, todos ligados a facções do crime organizado que atuam no Rio, têm 37 advogados.

— Como já disse ao presidente da OAB, temos problema aqui. Para nós, tem que ser com parlatório e registro das conversas. Não é para monitorar conversas sobre o passado, a defesa, mas o que significar articulações de crimes, isso não deve continuar. Essa criminalidade coloca em risco a sociedade, as instituições e a democracia — afirmou o ministro. — Ou você corta a relação do criminoso que está preso com o crime que está nas ruas ou estaremos enxugando gelo.

“NÃO TEM COMANDO”
O ministro da Justiça, Torquato Jardim, já havia provocado polêmica em outubro, quando criticou a atuação do governo do Rio na repressão ao crime organizado. Jardim declarou, na época, que o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Segurança, Roberto Sá, não controlavam a Polícia Militar. Ele acrescentou que comandantes de batalhões da PM eram “sócios” do crime organizado. O ministro afirmou ainda que a atuação das forças federais no estado só teria reflexo para melhoria da segurança no fim de 2018 e que, na gestão de Pezão e de Temer, os resultados não serão percebidos pela sociedade.

— Nós já tivemos conversas, ora eu sozinho, ora com o Raul Jungmann e o Sérgio Etchegoyen ( ministro do Gabinete de Segurança Institucional ), conversas duríssimas com o secretário de Segurança do estado e com o governador. Não tem comando — disse o ministro, na época.

Jardim fez referência ainda ao assassinato do tenente- coronel Luiz Gustavo Teixeira, comandante do 3 º Batalhão da PM (Méier):

— Esse coronel foi executado. Ninguém me convence de que não foi acerto de contas.

O ministro, na ocasião, disse ainda que pedira explicações sobre o caso a Pezão num encontro sobre segurança que foi realizado no Acre. As declarações provocaram reação do governo do Rio, mas, mesmo diante do malestar, o ministro desafiou as autoridades do Rio a provarem que ele estava errado sobre as conexões de comandantes da PM no estado e o crime organizado.

Nenhum comentário: