quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Para PT, antecipar exame do recurso é ‘golpe’

Adversários esperam reviravolta; Bolsonaro já considera Lula ‘na lona’

Maria Lima, Cristiane Jungblut / O Globo

-BRASÍLIA- Lideranças do PT acusaram o TRF-4 de perpetrar um golpe contra a candidatura do ex-presidente Lula ao marcar para 24 de janeiro o julgamento do recurso do petista contra a condenação no caso do tríplex do Guarujá. Já lideranças dos partidos adversários interpretam que o quadro sucessório sofrerá uma reviravolta já que, com a antecipação, os prazos de recursos a uma eventual confirmação da condenação já terão se esgotado em julho, quando haverá o registro das candidaturas.

Os petistas acusam o TRF-4 de “perseguição”, acham que haverá pressão popular e “só morto” Lula não será candidato.

— Antecipar esse julgamento é uma perseguição ao Lula, é má intenção mesmo — reagiu o líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zaratini (SP).

— Nada interromperá a candidatura de Lula. Uma condenação vai aumentar a pressão popular e sua popularidade nas pesquisas. Estão vendo que não ganham do Lula nas urnas e tentam barrálo por outros meios — completou o deputado José Guimarães (PT-CE).

O pré-candidato Jair Bolsonaro (PSCRJ) disse que uma eventual condenação de Lula em janeiro não muda nada para sua candidatura, mas acha que o petista vai usar a decisão para se vitimizar:

— Essa sempre foi a arma do Lula, se vitimizar. Mas não acredito que haverá aumento da reação popular contra sua condenação. Lula já está na lona.

Dirigentes tucanos dizem que se o TRF-4 confirmar a condenação de Lula em janeiro, ele “está morto”.

— Confirma-se o previsto na Lei da Ficha Limpa. Quem tem condenação em segundo grau não pode disputar eleição. Pelas decisões mais recentes do STF réu não pode estar na linha sucessória, imagina condenado — avalia o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

O secretário geral do PSDB, deputado Marcos Pestana (MG), diz que, se a candidatura for barrada, Lula vai usar a vitimização para embalar outro candidato:

— Ao invés de fazer uma autocrítica, Lula vai pegar o Jaques Wagner ou o Haddad pelo braço e rodar o Brasil com o mote do perseguido.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEMRS) avalia que Lula, como centenas de prefeitos em 2016, irá disputar as eleições, mesmo sub-judice:

— Ele vai perder a eleição, mas não a capacidade de se candidatar, que será garantida pelo STJ. Eu acho até bom, a gente vai derrotá-lo nas urnas.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse esperar que o TRF-4 faça um julgamento isento.

— Um julgamento de qualquer cidadão não pode ter interferência política. Se o presidente Lula vai ter um julgamento transparente e isento, tudo bem.

Nenhum comentário: