quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Paes volta ao Rio de olho em disputar governo pelo PSB

Presidente do partido é obstáculo; ex-prefeito acha que ele vai cair

Chico Otavio, Miguel Caballero / O Globo

O ex-prefeito Eduardo Paes chega hoje ao Rio de Janeiro para dar partida à corrida sucessória pela cadeira do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), apostando suas fichas em vir a ser o candidato do PSB. Paes reconhece que tem problemas com o atual presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que declarou publicamente a intenção de barrá-lo, mas acha que a correlação de forças pode mudar na legenda.

— Disseram que esse presidente nacional vai cair. Ele está enrolado com a história do jatinho do Eduardo Campos. Vamos aguardar — disse o ex-prefeito.

As conversas sobre uma possível filiação ao PSB vinham ocorrendo entre o deputado Hugo Leal, presidente estadual do partido, e o deputado federal Pedro Paulo (PMDB-RJ), braço-direito de Paes.

Procurado, o presidente do PSB rebateu a insinuação de Paes.

— Gostaria que ele mostrasse uma notícia sequer me vinculando a este episódio (jatinho de Eduardo Campos). Desafio a provar qualquer mínima vinculação minha a isso.

PERMANÊNCIA NO PMDB DESCARTADA
Siqueira, que já havia chamado os governos do PMDB no Rio de “herança maldita”, voltou a citar o atual partido de Paes para justificar por que não deseja o ex-prefeito no PSB:

— Nada a declarar sobre o retorno dele (ao país) ou sobre a eleição. Ele é do PMDB, e os políticos deste partido têm de ser julgados pela população nas urnas pelo que fizeram com a cidade e o estado do Rio. Nunca ouvi qualquer cogitação (de Paes ir para o PSB).

Outras possibilidades de partidos citadas pelo ex-prefeito são o PTB (mas ele torce o nariz diante da hipótese de negociar com Roberto Jefferson), o PDT e o PP. No PDT, um entrave poderia ser o ex-governador Ciro Gomes, pré-candidato do partido à Presidência da República, visto como um político de temperamento imprevisível. No PP, Paes tem boa relação com o vice-governador do Rio, Francisco Dornelles, mas reconhece que a composição nacional do partido é “quase suicídio”.

O que está descartado pelo ex-prefeito é a possibilidade de permanecer no PMDB de Sérgio Cabral e Jorge Picciani, os dois principais caciques do partido no estado e que estão presos em Benfica.

O ex-prefeito não esconde o desejo de concorrer, mas evita analisar os futuros adversários. Disse apenas que, quando candidatou-se pela primeira vez a prefeito, foi motivado pela intenção de ajudar a cidade.

— Agora, a única motivação é mesmo ajudar o meu estado — afirmou.

Outra incerteza para Paes é se a Operação Calicute, versão fluminense da Lava-Jato, conseguirá alcançá-lo, impedindo a candidatura. Uma das linhas de investigação mais preocupantes para o ex-prefeito foi iniciada com a Operação “Rio 40 Graus”, que resultou na prisão do ex-secretário municipal de Obras Alexandre Pinto. De acordo com os investigadores, Pinto, que ocupou o cargo durante sete anos e meio, cobrou propina das empreiteiras nas obras do legado olímpico. O ex-secretário foi citado em delação premiada de Luciana Salles Parentes, ex-funcionária da Carioca Engenharia, segundo a qual Pinto teria cobrado propina de 1% sobre um dos trechos da Transcarioca, executado pelo consórcio OAS-Carioca-Comtern.

O ex-prefeito também aparece em listas de propinas da Odebrecht, identificado com o pseudônimo “Nervosinho”. Segundo a delação de Benedicto Barbosa da Silva Júnior, ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, ele teria recebido R$ 15 milhões por obras ligadas aos Jogos Olímpicos.

Paes, no entanto, garante que foi traído por Alexandre Pinto e nada sabia sobre o esquema de corrupção na secretaria. Ele também nega a propina da Odebrecht e garante que, até o momento, nenhum delator declarou ter entregue dinheiro diretamente para ele:

— Estou fazendo uma coleção. Dez já disseram a mesma coisa.

Paes afirma que seu primeiro objetivo, no momento, é abrir no Rio uma filial da chinesa BYD, fabricante de veículos, para a América Latina. Desde o ano passado no cargo de vice-presidente do grupo, Paes disse que procura um conjunto de escritórios na região portuária, revitalizada durante a sua gestão para os Jogos Olímpicos de 2016. A empresa, que tem mais de 250 mil funcionários, pretende lançar no ano que vem um carro elétrico no Brasil, mas Paes garante que não se envolverá nos negócios em território nacional.

Nenhum comentário: