terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Aloysio Nunes Ferreira: Países mais próximos

- O Globo

Vemos no Oriente Médio nações vibrantes, terra de oportunidades

De hoje a 6 de março, visitarei Israel, Palestina, Jordânia e Líbano. Temos com a região laços históricos e afetivos, pelo papel exercido por imigrantes judeus, libaneses, palestinos e sírios no desenvolvimento nacional e na formação do tecido social brasileiro, e pela contribuição que damos à causa da paz na região, como demonstram nossa participação em operações de paz da ONU e a acolhida a refugiado sírios.

Em Israel, encontrarei o presidente Reuven Rivlin e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Israel é um país próspero, que se afirma como centro de tecnologia e inovação, com o qual, assim como com a Palestina, o Mercosul mantém acordo de livre comércio. Queremos explorar oportunidades comerciais e de investimento, sem descuidar de outras áreas, em particular a cooperação em defesa, ciência, tecnologia e inovação.

Na Palestina, serei recebido pelo chanceler Riad Malki, pelo primeiro-ministro Rami Hamdallah e pelo presidente Mahmoud Abbas. Vou reiterar o apoio à assistência aos refugiados palestinos e à revitalização do processo de paz, para que a solução de dois Estados possa ser implementada. No âmbito bilateral e multilateral, o Brasil busca executar projetos de cooperação técnica e de assistência humanitária, em áreas como saúde, educação e agricultura. Na Jordânia, encontrarei o chanceler Ayman Safadi, o primeiro-ministro Hani Al-Mulki e o rei Abdullah II. Com a Jordânia, há grande potencial de cooperação que se traduz na exportação de produtos brasileiros para aquele país. Inauguramos, recentemente, mecanismo de consultas, que auxiliará na diversificação de nossas atividades para áreas como agricultura e ciência, tecnologia e inovação.

No Líbano, terei encontros com meu colega Gebran Bassil, com o presidente Michel Aoun, com o primeiro-ministro Saad Hariri e com o presidente do Parlamento, Nabih Berri. Nossos vínculos são históricos e culturais, dado o número de brasileiros de origem libanesa e da comunidade de brasileiros naquele país, e vem se aprofundando nas mais diversas áreas. O Líbano é destino de investimentos brasileiros, tanto na área comercial quanto na infraestrutura. Desde 2011, o Brasil comanda a força-tarefa marítima da ONU incumbida de auxiliar a Marinha libanesa a monitorar o espaço naval e impedir o contrabando de armas.

Ao olhar para essa região, vemos nações vibrantes, dotadas de enorme riqueza cultural, terra de oportunidades formada por pessoas que sonham com um futuro em que paz e prosperidade não sejam um luxo, mas moeda corrente. Viajo com a disposição de escutar e aprender, mas também de transmitir mensagem de amizade e otimismo. Com isso, avançamos na consolidação de uma política externa universalista, que projeta nossos melhores valores, como se espera de um ator das dimensões e responsabilidades do Brasil.

-----------------------
Aloysio Nunes Ferreira é ministro das Relações Exteriores

Nenhum comentário: