terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

PSDB do Rio reage à entrada de Eduardo Paes no partido

Convite feito por Alckmin pegou tucanos fluminenses de surpresa

Fernanda Krakovics | O Globo

O convite do presidente do PSDB e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para que o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes volte para o partido pegou os tucanos fluminenses de surpresa e provocou a reação do presidente do diretório estadual, deputado federal Otavio Leite. Assim como no PP, com quem também negocia, Paes quer o controle do partido no estado.

— Não é conveniente a filiação dele, tem muito desconforto. O partido guarda um constrangimento em relação ao Eduardo pelo fato dele ter sido secretário-geral da sigla, ter tido todas as oportunidades e ter deixado o PSDB de lado. Saiu de maneira abrupta para ser secretário do (Sérgio) Cabral — disse Leite.

Alckmin formalizou o convite no sábado à tarde, em reunião de cerca de duas horas no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Paes, que é pré-candidato a governador, pediu uma semana para dar uma resposta. Desde o carnaval o governador estava sondando o ex-prefeito do Rio por meio de emissários. Na última quarta-feira, o presidente do PSDB pediu para que marcassem o encontro, temendo que Paes fechasse com o PP.

Pré-candidato a presidente da República, Alckmin está preocupado em montar um palanque competitivo no Rio, terceiro maior colégio eleitoral do país.

Já Paes comunicou a dirigentes do PMDB que deixará o partido. Ele tenta se descolar do desgaste do PMDB no estado, que está com sua cúpula presa.

Contrariado, o presidente estadual do PSDB telefonou ontem cedo para cobrar explicações de Alckmin e negou ao GLOBO que Paes tenha sido convidado a voltar ao partido. O convite foi confirmado ao GLOBO por quatro pessoas.

Paes chegou a se reunir com o PSDB local durante este mês para discutir eventual aliança, mas não filiação.

Nenhum comentário: