quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Ricardo Noblat: Sem essa de “crise democrática”

- Blog do Noblat

É direito do cidadão não votar

A democracia no Brasil está em crise, proclamaram diversas estrelas do PT ao tomarem conhecimento da mais recente pesquisa do Instituto Datafolha. Por quê?

Porque nos cenários testados onde Lula não aparece, sobe para 36% o índice dos que dizem que votariam em branco ou anulariam o voto se a eleição fosse hoje.

Para começo de conversa, a eleição não é hoje, será em outubro, e até lá muita coisa deverá acontecer. Para fim de conversa, não votar é um direito do cidadão. Aqui, paga uma multa irrisória quem não vota.

Votar em branco ou anular o voto significa apenas que o eleitor não encontrou na lista dos candidatos nenhum para chamar de seu. É tão válido quanto votar em um nome.

Onde o voto não é obrigatório – e na maioria dos países não é -, parcela expressiva dos eleitores não vota porque não quer. Nem por isso se diz que a democracia nesses lugares está em crise.

O que está em crise no Brasil é o sistema político que apodreceu por conta de muita ladroagem. E o PT, mas não só, é responsável por isso.

Nenhum comentário: