quinta-feira, 1 de março de 2018

Boulos lança pré-candidatura à Presidência no sábado

Por Cristiane Agostine | Valor Econômico

SÃO PAULO - Ao lado de ex-apoiadores da senadora Marina Silva e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder do MTST, Guilherme Boulos, deve anunciar neste sábado sua filiação ao Psol e lançar sua pré-candidatura à Presidência pelo partido. A chapa de Boulos deve ter como vice a líder indígena Sonia Guajajara, que já foi do PT e está filiada ao Psol.

O ato para o lançamento da pré-candidatura, chamado de Conferência Cidadã, deve ter a presença do cantor Caetano Veloso e da produtora Paula Lavigne, que têm ajudado Boulos a se aproximar de artistas e intelectuais. No ano passado, Boulos participou de um encontro na casa de Paula com artistas que integram o movimento 342, organizado pela produtora. Paula e Caetano articularam também um show em apoio à ocupação com centenas de sem-tetos do MTST em São Bernardo do Campo (SP), liderada por Boulos.

No evento, divulgado pelo Psol, foram anunciadas também as presenças do escritor Frei Betto, um dos fundadores da CUT e ex-assessor especial da Presidência no início do governo Lula; da ex-prefeita petista e deputada federal eleita pelo Psol Luiza Erundina (SP); do antropólogo Luiz Eduardo Soares, que ajudou a fundar o Rede, mas deixou o partido sob fortes críticas a Marina Silva; do ex-vereador Nabil Bonduki, ex-secretário da gestão Fernando Haddad (PT), além de outros políticos, artistas, intelectuais e integrantes de movimentos sociais. Deve ser exibido um vídeo do ator Wagner Moura, que já pediu voto para Marina.

À frente do MTST, Boulos comanda um dos maiores movimentos de luta pela moradia do país. Em São Paulo, o líder dos sem-teto sempre teve boa interlocução com políticos de diferentes partidos, como o ex-prefeito Haddad, o governador e pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, e o ex-secretário de Habitação Rodrigo Garcia (DEM). O dirigente conversa com frequência com Lula e mantém diálogo com o PT.

Boulos tem dito que as negociações com o Psol "avançaram muito" nas últimas semanas e deve se lançar como uma alternativa no campo de esquerda. O líder do MTST, no entanto, enfrenta resistência de parte do Psol, como do professor Plínio de Arruda Sampaio Jr., que reclama da falta de crítica a Lula e ao PT.

Com a provável indicação de Sonia Guajajara para vice de Boulos, o Psol deve disputar a Presidência com uma chapa "puro sangue". Sonia é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

Nenhum comentário: