segunda-feira, 12 de março de 2018

Lenin, Martov, a Revolução Russa e o Brasil

por Cláudio Oliveira 

A obra resgata Julius Martov, o rival no Partido Operário Social Democrata de Vladimir Lenin, líder da Revolução Russa de 1917. Martov propôs um governo de união dos socialistas para evitar a guerra civil, recusado por Lenin. Em 1919, apresentou medidas para tirar a Rússia da crise. Tal plano serviu para Lenin formular, em 1921, a Nova Política Econômica, melhorando a situação do país. A NEP inspirou Deng Xiaoping a reformar a China, a partir de 1978. As ideias de Martov influenciaram o Estado do Bem-Estar Social na Suécia. A revolução de 1917 na Rússia e a de 1918 na Alemanha aprofundaram a divisão entre comunistas e socialdemocratas. Para Palmiro Togliatti, líder do PC italiano, tal divisão facilitou a vitória do fascismo. No Brasil, o líder do PCB, Astrojildo Pereira, foi expulso do partido, acusado de “menchevismo martovista” por se aliar a socialistas e liberais contra a Velha República.

- Sumário

1 Apresentação 
A obra é um resgate de Julius Martov, o rival de Vladimir Lenin, líder da Revolução Russa de 1917, no Partido Operário Social Democrata Russo.

2 - O fechamento da Constituinte na Rússia de 1918 
O fechamento da Constituinte, em 1918, foi o pecado original de Lenin. Tal fato marcou o DNA do regime soviético com o gene do autoritarismo. 3 - Julius Martov e a Revolução Russa Julius Martov propôs um governo de união dos socialistas para evitar a guerra civil, recusado por Lenin. As ideias de Martov influenciaram o Estado do Bem-Estar Social na Suécia.

4 - O plano menchevique e a NEP de Lenin 
Em 1919, Julius Martov apresentou medidas para tirar a Rússia da crise. Tal plano serviu para Lenin formular, em 1921, a Nova Política Econômica, melhorando a situação do país. A NEP inspirou Deng Xiaoping a reformar a China, a partir de 1978.

5 - A Revolução Russa e o fascismo 
A revolução de 1917 na Rússia e a de 1918 na Alemanha aprofundaram a divisão entre comunistas e socialdemocratas. Para Palmiro Togliatti, líder do PC italiano, tal divisão facilitou a vitória do nazismo.

6 - Quatro mulheres na Revolução Russa
As biografias de Alexandra Kollontai, Nadezhda Krupskaia, Lydia Dan e Eva Broido mostram a participação das mulheres na revolução, vítimas também da falta de democracia do socialismo soviético.

7 - A Revolução Russa e o Brasil 
Em 1930, o PCB sofreu intervenção da Internacional Comunista. Seu líder, Astrojildo Pereira, foi expulso do partido, acusado de “menchevismo martovista” por se aliar a socialistas e liberais contra a Velha República.

8 – Posfácio 
Em 1989, em Praga, acompanhei as manifestações que levaram ao fim do comunismo. Com base no que vivi, decidi escrever os textos reunidos no ebook.

9 - Bibliografia consultada

10 - Sobre o autor 
Cláudio de Oliveira é jornalista pela UFRN, com especialização em artes gráficas na Escola Superior de Artes Industriais de Praga, República Tcheca.

eBook Kindle
R$ 16,27

Nenhum comentário: