sexta-feira, 9 de março de 2018

Ricardo Noblat: Candidato a esquentar a cadeira

- Blog do Noblat

De olho na reeleição e na presidência da Câmara

A não ser que se revele um fenômeno nos próximos três meses, o que parece improvável, o deputado Rodrigo Maia (DEMJ), por ora com 1% nas pesquisas de intenção de voto, é candidato de fato a esquentar a cadeira do seu partido para que nela venha a sentar o candidato de centro que disputará em outubro a vaga do presidente Michel Temer – possivelmente Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

Maia apresenta-se como “o novo”, embora seja deputado há 20 anos. E como independente do governo, embora tenha ajudado Temer a governar até aqui. Seu partido, de tão velho, já trocou de nome três vezes. E somente uma vez disputou com candidato próprio a presidência da República. Foi em 1989 na primeira eleição pelo voto direto depois do fim da ditadura militar de 64.

Natural que o DEM queira renovar-se para permanecer mais ou menos como sempre foi – um partido de pouca relevância, à direita do PSDB e sempre a reboque dele. De resto, Maia nada tem a perder lançando-se candidato à sucessão de Temer. Garante assim mais um mandato de deputado e a reeleição para presidente da Câmara. Continuará, portanto. no jogo, só que com maior cacife.

Nenhum comentário: