domingo, 4 de março de 2018

Ricardo Noblat: Lula deixa Ciro de fora

- Blog do Noblat

Aposta em um nome do PT

Vale pelo que diz e pelo que deixa de dizer a mensagem em vídeo gravada por Lula e exibida, ontem, no ato de lançamento da candidatura à presidência da República de Guilherme Boulos (PSOL), o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

“Você sabe o quanto eu te respeito, o quanto gosto de você e quanto acho você uma pessoa de muito futuro na política. Jamais vou pedir para você não ser candidato”, diz Lula. Que, em seguida, convida para seus comícios Boulos e Manuela d’Ávila, candidata do PC do B a presidente.

Lula delimitou ao seu gosto o espectro da esquerda a ser reconhecida como tal nas eleições de outubro próximo. E nele não há lugar para candidatos como Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (REDE), por exemplo, ambos antigos aliados e ministros do seu governo.

Por ora, a levar-se em conta a mais recente pesquisa do Datafolha, Marina é quem mais herda votos de Lula caso ele seja impedido de disputar a vaga do presidente Michel Temer, como deverá ser. Depois dela, Ciro e o deputado Jair Bolsonaro (PSL).

Embora o PT vá insistir com o discurso de que eleição sem Lula é fraude, procura um nome para o lugar dele e não dá o menor sinal de que possa apoiar no primeiro turno o candidato de outro partido. Não abre mão do seu protagonismo. Precisa eleger deputados federais e senadores.

Assim como Manuela, Boulos carece de condições sequer razoáveis para ter um bom desempenho nas eleições. Seu partido é minúsculo, não atrai aliados e padece de falta de tempo de propaganda no rádio e na televisão. O candidato do PT, seja quem for, sempre terá mais chances.

Nenhum comentário: