quarta-feira, 11 de abril de 2018

Dora Kramer: Os chefes

- Blog Dora Kramer | Veja

Com amigos presos, Temer envereda pelo caminho já percorrido por Lula

Com os aliados, auxiliares e amigos mais próximos presos, denunciados ou investigados, o presidente Michel Temer envereda pelo caminho já percorrido pelo ex-presidente Luiz Inácio da Silva de 2005 para cá e, tão logo deixe a Presidência, arrisca-se a ser também apontado como chefe da organização criminosa que vitimou o PT e tudo indica terá consequências semelhantes para o MDB.

Lula primeiro viu cair a cidadela de seu entorno até ser ele mesmo condenado. Provavelmente não estaria preso se tivesse se candidatado a senador ou deputado, pois teria foro especial de Justiça e estaria sendo beneficiado pela diferença de ritmo dos trâmites entre instâncias superiores e inferiores. Insistindo numa impossível reeleição, Temer ficará sem o foro e sem a prerrogativa presidencial de não poder ser investigado por fatos anteriores ao exercício do mandato.

Mas nem tudo é semelhança. Além de o MDB não ser um partido de um comandante e por isso não está acoplado a uma única liderança, caso venha a ser processado e condenado Temer pode ser beneficiado pelas prescrições previstas em lei, cujo prazo cai à metade quando o réu tem mais de 70 anos. Temer terá 79 quando deixar a Presidência

Nenhum comentário: