quarta-feira, 18 de abril de 2018

Executiva Nacional do PPS debate mudança de nome e reforça intenção de diálogo com Geraldo Alckmin

- Portal PPS

O presidente do PPS, Roberto Freire (SP), classificou como “excelente” a reunião da Executiva Nacional do partido realizada nesta terça-feira (17), em Brasília. Segundo o dirigente, o encontro permitiu o debate da conjuntura política, as eleições deste ano e questões internas do partido, como a mudança de nome da legenda.

“A minha avaliação é que [a reunião] foi excelente. Tivemos uma certa renovação da Executiva Nacional que gerou um debate muito produtivo. Debatemos a conjuntura [política], as questões do processo sucessório e algumas questões que são muito presentes desde a realização do 19º Congresso Nacional do partido, em São Paulo, no mês passado. Até porque algumas das questões foram encaminhadas por meio de resoluções e outras para serem decididas pelo Diretório Nacional”, disse.

O secretário-geral do PPS, deputado estadual Davi Zaia (SP), disse que reunião da Executiva Nacional aprofundou as discussões do 19º Congresso – renovação política e a abertura do diálogo com a sociedade -, e os trabalhos de organização partidária visando as eleições de outubro, com o balanço das filiações depois do fechamento da janela partidária no início do mês.

Segundo ele, o resultado do ingresso de diversas lideranças nos estados e de membros de movimentos sociais – Agora!, Livres, RenovaBR e Acredito – amplia a expectativa de o partido aumentar as bancadas de deputados estaduais e federais para atingir a cláusula de desempenho, de 1% dos votos em nove estados. “Vamos intensificar o trabalho para garantir a eleição de uma bancada federal expressiva. Esse agora é o principal desafio do PPS”, afirmou

Troca de nome
Roberto Freire destacou que além das eleições, uma das questões que mais mobiliza o partido atualmente é a troca de nome da legenda. Para ele, a mudança é necessária diante dos novos paradigmas e concepções enfrentadas atualmente em todo mundo.

“Entre as questões, [nós] temos aquela que mobiliza o partido como um todo que é a discussão da mudança de nome. Ela se mostra necessária em função da mudança de concepção e de alguns paradigmas, de concepções de superação em função desse mundo novo que aí está, como a capacidade de diálogo que os sociais democratas têm com a visão liberal. O mundo todo começa a falar sobre o chamado social-liberalismo. O melhor exemplo que temos é o governo de coalização na Alemanha. Essa é a grande tarefa [a mudança de nome] que será solucionada em reunião do Diretório Nacional”, afirmou.

Sucessão presidencial
O presidente do PPS destacou ainda que houve um “bom encaminhamento” em relação ao indicativo de apoio ao ex-governador Geraldo Alckmin à Presidência da República e adiantou que o PPS buscará ter um encontro com o pré-candidato.

“Acho que tivemos um bom encaminhamento em relação ao indicativo da candidatura de Geraldo Alckmin [no Congresso do PPS]. Vamos buscar um encontro com ele para dar uma contribuição efetiva do PPS neste processo, para que possa se transformar nunca candidatura que unifique as forças democráticas que convencionou-se a chamar de centro democrático do Brasil”, disse Roberto Freire.

Nenhum comentário: