sexta-feira, 25 de maio de 2018

Hélio Schwartsman: Informações relevantes

- Folha de S. Paulo

Não há mágica, combustíveis estão mais caros e a sociedade terá de conviver com isso

Uma das principais razões por que a economia de mercado é eficiente é que os preços refletem informações relevantes sobre a disponibilidade de produtos e as distribuem para milhões de microagentes, que irão se posicionar de modo a satisfazer suas necessidades da melhor forma possível. Imagine quantos ofícios não seria necessário expedir para obter o mesmo efeito numa economia planificada.

A simultânea disparada do dólar e do valor do petróleo significa que itens como gasolina e óleo diesel se tornaram menos disponíveis. Tentativas de falsear essa informação, mantendo os preços artificialmente baixos, levarão as pessoas a tomar decisões erradas de consumo, o que poderá custar mais caro depois. Já vivemos isso há pouco, quando o governo Dilma segurou reajustes nos combustíveis, contribuindo para a ruína da Petrobras.

A administração pública pode e deve tentar evitar variações bruscas. Impostos regulatórios como a Cide existem para isso. Mas não dá para fazer mágica. Combustíveis ficaram mais caros e a sociedade vai ter de conviver com isso. Deveremos experimentar mais dor na hora de encher o tanque e esperar uma inflação um pouquinho maior.

Isso vale para o plano macroeconômico. No micro, os prejuízos não se distribuem uniformemente. Entram os caminhoneiros. Eles foram a primeira categoria a sofrer a uberização. O transporte de carga no Brasil é hoje feito em larga medida por motoristas autônomos, que não chegam a ser disputados a tapa pelas empresas. Eles têm, portanto, pouco poder na hora de negociar o preço do frete. Percebendo que corriam sério risco de terminar com o mico na boleia, os caminhoneiros partiram para a greve, paralisando o país.

Diante de um governo alquebrado, o mais provável é que os prejuízos sejam empurrados para o Tesouro. Se o Brasil fosse negociado em Bolsas, o preço de suas ações estaria caindo mais que as da Petrobras. Essa é uma informação relevante.

Nenhum comentário: