segunda-feira, 7 de maio de 2018

Ricardo Noblat: O silêncio que nada tem de inocente

- Blog do Noblat | Veja

Candidatos mudos, eleitores desinteressados

A cinco meses das eleições, sem sequer ter dito se será ou não candidato a presidente da República, cobra-se do ex-ministro Joaquim Barbosa que diga o que pensa sobre os principais problemas do país.

Foi o que fez, embora com delicadeza, o governador Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Câmara reflete do que pensa a maioria do seu partido ao qual Joaquim se filiou.

Para ser justa, a cobrança deveria ser dirigida aos candidatos que de fato se apresentam como tal. Até aqui, eles só têm dito platitudes. Evitam assumir maiores compromissos com ideias e posições. E não sem razão.

Fora o “mercado”, o distinto público não parece interessado em saber tão cedo o que eles pensam ou deixam de pensar. Só prestará atenção nisso quando começar a campanha no rádio e na televisão no final de agosto.

De todo modo, há candidatos que já começam a se expor para públicos seletos – é o caso de Ciro Gomes e de Geraldo Alckmin, por exemplo. Marina Silva, quando o faz, é para falar muito e dizer quase nada.

Nenhum comentário: