quarta-feira, 13 de junho de 2018

A escolha do DEM

Poder em jogo | O Globo

O DEM está sem rumo. A candidatura de Rodrigo Maia praticamente interditou o debate interno sobre a eleição presidencial, que agora é inevitável. Sem Maia no páreo, uma ala do partido trabalha para renovar a antiga aliança com o PSDB de Geraldo Alckmin. Há também um crescente número de deputados que flertam com Jair Bolsonaro (PSL).

Uma aliança formal com Bolsonaro não está no cardápio do DEM. Apesar de improvável, devido a diferenças programáticas e ideológicas evidentes, há uma conversa embrionária com Ciro Gomes (PDT).

A intenção do comando do DEM é trabalhar para que haja uma decisão conjunta com Solidariedade, PP e PRB, que vinham formando um bloco sob a liderança de Maia. O PR também pode entrar no grupo.

O partido mandou fazer novas pesquisas sobre a viabilidade do empresário Josué Alencar, uma opção que ainda não foi descartada.

O líder do DEM na Câmara, Rodrigo Garcia (SP), que prega o casamento com o PSDB, diz que o diálogo é importante, mas adianta: “Não precisamos estar ao lado de quem ganha. Precisamos estar do lado certo.”

Nenhum comentário: