terça-feira, 26 de junho de 2018

Bruno Boghossian: Farejando poder

- Folha de S. Paulo

Em trama vazia para trocar candidato, políticos desgastados evidenciam atoleiro

Michel Temer (MDB), o presidente mais impopular em 30 anos, desdenha da candidatura de Geraldo Alckmin ao Planalto. Aécio Neves (PSDB), réu no STF, alimenta questionamentos sobre as chances do colega tucano. Rodrigo Maia (DEM), com 1% nas pesquisas, acha improvável uma vitória do ex-governador.

O trio se reuniu na última quinta-feira (21) para discutir a enrascada em que o establishment político está metido —e, principalmente, remoer o desempenho pífio de Alckmin na disputa presidencial até aqui.

O tucano era o candidato natural da corporação PSDB-DEM-MDB, mas seus 7% de intenções de voto transformaram-no em saco de pancadas até entre personagens desgastados. Temer e Aécio foram moídos pela delação da JBS. Maia retém ascendência sobre um grupo considerável de partidos, mas fracassou na aventura de concorrer ao Planalto.

A candidatura de Alckmin é encarada com tanto ceticismo no círculo da política tradicional que, vez por outra, ressurge a ideia de substituí-lo pelo ex-prefeito João Doria como presidenciável. O encontro de quinta, na casa de Maia, só tangenciou o assunto, e não chegou a lugar algum.

Fosse a trinca reunida ali mais influente, poderia ter sido uma reedição do famoso jantar no restaurante Massimo, em São Paulo, que quase enterrou a primeira candidatura de Alckmin ao Planalto, em 2006.

Na ocasião, caciques do PSDB saíram de um evento com o então governador paulista e disseram que iam dormir. Acabaram bebendo vinho nos Jardins e quase entregaram a José Serra a opção de ser o candidato do partido a presidente.

Desta vez, Alckmin só não vai às urnas se não quiser. Ele é o principal comandante do PSDB, Doria não tem força interna para derrubá-lo e partidos aliados dificilmente induziriam um motim dentro do tucanato.

Ainda assim, o ex-governador tem motivos para ficar apreensivo. É sempre um mau sinal quando animais políticos, movidos por um feroz instinto de sobrevivência, começam a farejar poder em outras manadas.

Nenhum comentário: