sexta-feira, 29 de junho de 2018

Geraldo Alckmin lança no Paraná seu plano para o Agronegócio

CASCAVEL (PR) O presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, apresentou à imprensa nesta quinta-feira em Cascavel, no Paraná, as diretrizes do plano para o Agronegócio de seu programa de governo. Também foram apresentados os especialistas que participarão da elaboração do plano: Alexandre Mendonça de Barros, Luiz Lourenço e Paulo Martins, sob a coordenação de José Roberto Mendonça de Barros.

Engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada pela USP, Alexandre Mendonça de Barros é membro do Comitê de Assessoria Externa da Embrapa Pecuária Sudeste e do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Luiz Lourenço preside o Conselho de Administração da Cocamar, além de integrar a diretoria da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Já Paulo Martins é chefe-geral da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora- MG).

"O agronegócio é um setor que agrega cada vez mais valor ao país, tem salvado nossa economia, mas enfrenta alguns desafios, como o do seguro rural e da defesa sanitária. Por isso vamos construir juntos o melhor programa de governo para o Brasil", afirmou Alckmin.

Em relação ao seguro rural, o plano reforça a necessidade de que haja previsibilidade e continuidade nas ações, por meio de um planejamento de no mínimo cinco anos para o Programa de Subvenção ao Prêmio Seguro Agrícola, além do estabelecimento da garantia dos recursos. Já o Programa de Defesa Sanitária procurará desenhar um modelo que contemple a participação do setor público e privado na defesa sanitária brasileira. Caberá ao setor público manter o controle e a fiscalização sobre a sanidade no país. Entretanto, o setor privado participará com certificação de qualidade, responsabilizando-se por garantir a sanidade dos produtos.

Como a tecnologia é o motor do desenvolvimento da agricultura, o programa agrícola também manterá o estímulo às inovações através de parcerias entre os setores público e privado.

Nenhum comentário: