sexta-feira, 15 de junho de 2018

Para Kassab, tucano tem condições de vencer

Por Rodrigo Carro e André Ramalho | Valor Econômico

RIO - O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), disse ontem acreditar na viabilidade eleitoral do pré-candidato tucano Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República. Presidente licenciado do Partido Social Democrático (PSD), Kassab reafirmou que a legenda deve apoiar o tucano na corrida presidencial, apesar de o governo do presidente Michel Temer (MDB) ter lançado candidato próprio: Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda.

"Conheço vários candidatos que quando iniciam o processo eleitoral estão atrás nas pesquisas. Eu mesmo, quando fui candidato a reeleição na Prefeitura de São Paulo, comecei com 3% e venci as eleições", lembrou o ministro. Na época, em 2008, Kassab derrotou nas urnas justamente Alckmin, que tentava o governo municipal.

"Acredito, sim, que ele [Alckmin] tem boas condições e muito possivelmente é o candidato que nosso partido irá apoiar, o Geraldo Alckmin, com condições de ganhar e ser um bom presidente", acrescentou o ministro, após participar da coletiva de lançamento de uma chamada para seleção de projetos-piloto de Internet das Coisas (IoT), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

Na mais recente pesquisa eleitoral do instituto Datafolha, publicada em 10 de junho pelo jornal "Folha de S. Paulo", a Alckmin aparece na quarta colocação (com 6% das intenções de voto) no primeiro turno, num cenário hipotético em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente preso em Curitiba, participaria das eleições presidenciais.

Em outros três cenários testados pelo Datafolha para o primeiro turno, sem a presença de Lula, Alckmin permanece na quarta colocação, com um percentual de intenções de voto de 7% em todas as simulações.

Numa das simulações de segundo turno em que Lula e Alckmin disputariam o pleito presidencial, o petista teria 49% dos votos, contra 27% do tucano. Nesse caso, o percentual de votos em branco e nulos alcançaria 22%, segundo levantamento do Datafolha.

Por causa do desempenho de Alckmin nas pesquisas, a pré-candidatura do tucano vem sendo questionada inclusive dentro do próprio PSDB. Pesquisa também do Datafolha divulgada em abril mostrava o candidato tucano tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSL) no Estado de São Paulo, numa simulação com o ex-prefeito da capital Fernando Haddad (PT) como substituto de Lula. À época, Alckmin tinha 16% das preferências em São Paulo, mesmo percentual obtido por Bolsonaro. Marina Silva, por sua vez, aparecia com 13% das intenções de voto.

Nenhum comentário: