quinta-feira, 19 de julho de 2018

Derrotas expõem fragilidades de Bolsonaro

As recusas de PR e PRP mostram que os políticos não confiam nele, nem quando é líder nas pesquisas

Leandro Loyola | O Globo

SÃO PAULO- O deputado Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República pelo PSL, está isolado. Sofreu duas derrotas políticas “daquelas” em dois dias. O PR, partido do ex-mensaleiro Valdemar Costa Neto e integrante do blocão, e o pequenino PRP recusaram uma aliança na qual forneceriam o candidato a vice. A imagem que fica é que ninguém quer a companhia de Bolsonaro, mesmo sendo ele o líder nas pesquisas de intenção de voto neste momento. Derrota assim é coisa rara na política.

O PR forneceria 45 segundos de tempo na televisão, um ativo preciosíssimo para um candidato que tem apenas sete segundos na propaganda, que mal dão para dizer alguma coisa. É uma pancada prática. Mas o pior em termos de imagem foi mesmo a recusa do PRP: o partido não quis fornecer míseros quatro segundos — é bom repetir: qua-tro-se-gun-dos — a Bolsonaro. Na prática, o PRP diz que acredita ter mais chances de crescer, de eleger deputados, usando um tempo que mal dá para dizer “oi”, do que se pegar carona no líder nas pesquisas.

O recado é claro: os colegas políticos não confiam em Bolsonaro. Não querem se aliar a ele porque temem que seu jeito de ser ponha tudo a perder. Alianças eleitorais se fazem na base da confiança no potencial do candidato, mas também de olho nos riscos que ele carrega. Bolsonaro sempre foi um deputado um tanto isolado e, até agora, se mantém assim como candidato.

O jogo está no início, mas Bolsonaro já contabiliza essas duas derrotas que ficam maiores devido à expectativa criada por seu entorno. No início do ano, seus aliados políticos especularam que o PSL ganharia uma grande bancada com a chegada de Bolsonaro; no final, ficou com apenas oito deputados (incluído o ex-capitão). Em certo momento, o deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS), seu principal articulador político, disse que a candidatura de Bolsonaro teria o apoio de mais de 100 deputados. Até agora, essa gente toda não apareceu e o PR e o PRP, que teriam camarote vip na festa, preferiam ir a outra balada.

Nos próximos dias, Bolsonaro repetirá que está sozinho porque prefere ficar longe dos políticos corruptos, que só querem saber de vender seu tempo de televisão na campanha. É a saída que lhe resta e pode ser eficiente para seu eleitorado mais fiel. Mas não é a verdade. Ele cortejou os políticos que têm este perfil e com quem convive há anos no Congresso. O que aconteceu é que eles não quiseram sua companhia.

Nenhum comentário: