sábado, 7 de julho de 2018

Em São Paulo, Alckmin apela para prefeitos

Tucanos que governam maiores cidades intensificarão pré-campanha

Silvia Amorim | O Globo

SÃO PAULO E BRASÍLIA - Sem condições de cumprir agenda eleitoral em São Paulo na pré-campanha, o pré-candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) apelou a prefeitos tucanos para fazerem sua propaganda no estado. O pedido de mobilização foi o pano de fundo de um jantar do presidenciável com 29 comandantes de municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes.

O encontro aconteceu na segunda-feira da semana passada em um restaurante da capital paulista. O compromisso não apareceu na agenda oficial do presidenciável nem foi registrado nas redes sociais. Cada convidado pagou sua conta. Organizado pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, participaram do jantar prefeitos das maiores cidades administradas pelos tucanos como São Paulo, São José dos Campos e Santo André.

Como tem sido uma constante nos compromissos públicos e reservados do pré-candidato, Alckmin teve que se explicar pelo fraco desempenho nas pesquisas eleitorais, especialmente em São Paulo, estado que governou por 13 anos. No maior colégio eleitoral do país, o tucano tem cerca de 20% das intenções de voto e aparece empatado com o pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Um dos prefeitos relatou ao GLOBO que era perceptível no jantar a preocupação dos presentes com as chances de Alckmin nesta eleição.

— Mas ele se mostrou tão convicto de que irá crescer nas pesquisas com o início do horário eleitoral que muita gente concluiu que não tem motivo para se preocupar se o próprio candidato está tranquilo — afirmou o prefeito de uma das maiores cidades do estado.

Os prefeitos deixaram o encontro com o pedido de Alckmin para que trabalhem pela campanha, mobilizando militantes, políticos e o setor produtivo em suas regiões. O PSDB tem 169 das 645 prefeituras paulistas e governa cerca de 70% da população do estado.

— Os prefeitos saíram mais responsabilizados da missão de eleger o Geraldo — afirmou outro participante do jantar.

Geraldo Alckmin tem permanecido ausente em São Paulo na pré-campanha por dois motivos. O primeiro é a saia-justa que impõe ao tucano o palanque duplo com os pré-candidatos a governador João Doria (PSDB.) e Márcio França (PSB.) O segundo é a urgência em se tornar conhecido no restante do país. O presidenciável tem a meta de visitar os 26 estados até o início da campanha eleitoral.

TUCANO APOSTA EM SÃO PAULO
Para crescer nas pesquisas, ganhar a confiança dentro e fora do PSDB e chegar ao segundo turno, o ex-governador Alckmin aposta numa melhora da sua intenção de voto em São Paulo. Com dificuldades para obter o apoio do chamado centrão (DEM, PP, PRB e Solidariedade), Alckmin disse ontem, em Cuiabá (MT), que “ninguém está com pressa de anunciar” seus apoios. Alckmin disse que apenas quem já é candidato, como ele, tem pressa em receber adesão de partidos à sua campanha.

— Ninguém tem pressa para anunciar apoio. Quem tem candidato tem pressa em anunciar os apoios, as alianças. Quem não tem candidato não tem pressa — afirmou Alckmin, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). (Colaborou Cristiane Jungblut)

Nenhum comentário: