sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Alas do PT disputam sobre quando lançar Haddad de vez

Grupo de Gleisi quer adiar ao máximo troca; governadores cobram rapidez

Sérgio Roxo | O Globo

SÃO PAULO - Um dilema se abateu no PT. O partido está dividido sobre qual o momento ideal para fazer a troca do ex-presidente Lula pelo ex-prefeito Fernando Haddad na cabeça da chapa que disputará a Presidência.

Liderada pela presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), uma ala, com forte adesão das correntes de esquerda, defende que a corda deva ser esticada ao máximo.

Para isso, avaliam, devem ser usados todos os instrumentos jurídicos possíveis, e a mudança só pode ocorrer perto do dia 17 de setembro, prazo limite da lei eleitoral.

Um outro grupo, representado pelos governadores do partido e dirigentes da corrente majoritária CNB que se aproximaram de Haddad nos últimos tempos, avalia que o ex-prefeito precisa ter pelo menos um mês para rodar o país como candidato oficial.

Divergências à parte, Haddad já colocou a campanha na rua. Ontem, depois de visitar Lula na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, aproveitou para gravar imagens na frente do prédio para serem usadas no horário eleitoral gratuito, que começa no dia 31.

Os petistas favoráveis a postergar a mudança acreditam que seria mais fácil transferir os votos na reta final. Para eles, mesmo que a Justiça impeça Lula de participar do horário eleitoral e de debates, essa adversidade pode ser explorada como perseguição judicial.

SINAL DE DODGE
Nesse grupo, há até quem acredite que o partido, a depender do cenário, possa optar por um caminho extremo. A ideia, nesse caso, seria tentar deslegitimar o processo e seguir com Lula, mesmo com a impugnação, convocando a população a votar 13 em protesto.

Por outro lado, partidários da mudança mais rápida avaliam que a apresentação do pedido de impugnação por parte da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, três horas após os petistas protocolarem o registro da candidatura, foi considerada positiva porque deve abreviar a novela.

— Melhor um fim horroroso do que um horror sem fim. Temos um problema pragmático de transferência de votos. O Haddad precisa correr o país com a candidatura definida. A transferência não é automática como alguns acreditam — afirma um petista.

Nenhum comentário: