sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Bruno Boghossian: Nichos conservadores

- Folha de S. Paulo

Ana Amélia busca acentuar tom antipetista do tucano e recuperar espaço no campo

Geraldo Alckmin deu um passo largo à direita ao escolher Ana Amélia(PP) como vice em sua chapa presidencial. A senadora gaúcha se incorpora ao esforço dos tucanos para retomar um eleitorado conservador que votava no PSDB, mas migrou para Jair Bolsonaro(PSL).

Ana Amélia tentará devolver fôlego a Alckmin em cinco nichos:

1) no antipetismo; 2) no setor rural; 3) nos movimentos conservadores; 4) no debate anticorrupção; 5) no Sul.

A nova vice tende a acentuar as notas de polarização com o PT na campanha de Alckmin. Ana Amélia se notabilizou por um discurso agressivo contra Lula nos últimos meses.

Quando a caravana do ex-presidente foi recebida com ovos e chicotes em municípios do Rio Grande do Sul, em março, ela parabenizou quem “botou a correr aquele povo que foi lá levando um condenado”.

Bolsonaro ameaça dominar o ambiente antipetista. Alckmin desvia de confrontos violentos com o PT, mas pode escalar a vice como porta-voz para evitar que o rival reine sozinho.

Ana Amélia representa ainda uma tentativa de reconectar Alckmin ao campo. Integrante da bancada ruralista, ela defende o agronegócio e indicou ser favorável à posse de armas por produtores. A parlamentar também é um xodó do MBL (Movimento Brasil Livre). O grupo, que liderou protestos contra Dilma Rousseff, afastou-se do PSDB e corteja políticos considerados mais conservadores.

Os tucanos esperam aplicar Ana Amélia como vacina contra a corrupção que corroeu a imagem do PSDB. Defensora ferrenha da Lava Jato, a senadora seria apresentada como um selo de garantia para Alckmin.

A gaúcha é ainda uma aposta dos tucanos para ganhar terreno no Sul. Em 2014, Aécio Neves (PSDB) teve 50% dos votos na região. Alckmin aparece com 5% ali, atrás de Bolsonaro (22%) e Álvaro Dias (14%).

Alckmin cita Ana Amélia como potencial vice desde 2017. A ideia era descartada, pois seu perfil era tido como similar ao do tucano. A concorrência na direita, porém, obriga o candidato a arrumar a própria casa.

Nenhum comentário: