segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Lula escolhe Haddad, e Manuela desiste de candidatura

Mudança deflagra construção de plano B do PT para ex-presidente, que deve ter nome impugnado pela Justiça Eleitoral

Sérgio Roxo e Thiago Herdy | O Globo

SÃO PAULO - O PT anunciou ontem que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi escolhido paras ero vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto, que será registrada no Tribunal Superior Eleitoral. Avisados sobre a decisão petista, dirigentes do PCdoB decidiram retirar a candidatura de Manuela D’ Ávila à Presidência, após receber do PT a promessa de que, no futuro, será ela a indicada para o lugar de vice. O ex-presidente deverá ter a candidatura impugnada por cumprir os requisitos da Lei da Ficha Limpa. Lula foi condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá

Pelo acordo definido ontem, se Lula for impugnado, Haddad assumiria a cabeça da chapa e Manuela entraria como sua vice. De acordo com a Legislação eleitoral, nomes para a disputa presidencial podem ser alterados até 20 dias antes do pleito.

O assunto foi debatido ontem à noite por mais de quatro horas entre integrantes da Executiva Nacional do PT que, em sua maioria, concordou com a indicação.

De dentro da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, o ex-presidente Lula indicou ao PT, por carta, a preferência pelo nome de Haddad. Pela noite, uma mensagem no Twitter oficial do partido confirmou a escolha: “Vamos com Lula e Fernando Haddad para fazer o Brasil feliz de novo”.

Haddad enfrentava resistências por parte de representantes de correntes de esquerda minoritárias do PT. Também cotado para vice, o ex-ministro Jaques Wagner descartou a missão. O nome da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, era outra opção defendida por alguns integrantes do partido.

Caso o ex-prefeito seja realmente o substituto de Lula, a ideia do PT é explorar bastante a sua ligação com o ex-presidente. Haddad foi ministro da Educação nomeado pelo ex-presidente. Em 2012, se elegeu prefeito de São Paulo por indicação do líder petista. Na ocasião, Lula intercedeu para que a ex-prefeita Marta Suplicy, ainda no PT, e o então senador Eduardo Suplicy deixassem a disputa interna pelo posto. Haddad acabou se elegendo ao derrotar José Serra (PSDB) no segundo turno

Na disputa interna do PT, o ex-prefeito ganhou pontos ao ser escolhido, primeiro, coordenador do programa de governo da candidatura presidencial. Depois que Lula foi preso, Haddad reativou o seu registro de advogado para ser incluído no time de defensores do ex-presidente e poder visitá-lo livremente. A entrada de Haddad no grupo se deu há cerca de um mês.

DOMINGO DE NEGOCIAÇÕES
As negociações entre PT e PCdoB se alongaram por todo o dia de ontem. Dirigentes das duas siglas se reuniram à tarde, mas não fecharam um acordo porque integrantes do PCdoB queriam que a presidenciável Manuela D’Ávila fosse convidada para a vice desde já.

A conversa foi retomada à noite. Pela proposta petista, ela ficaria no “banco de reservas” e poderia ser indicada para o lugar de vice quando houvesse de fato a impugnação de Lula. O PCdoB, contudo, não havia aceitado a mesma proposta durante a semana passada.

Nenhum comentário: