quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Alckmin se baseia na eficiência da segurança de São Paulo para tornar o Brasil um país sem violência

Por Danilo Queiroz

Depois de transformar São Paulo no estado com segurança pública mais eficiente de todo o país, Geraldo Alckmin buscará fazer o Brasil seguir o mesmo caminho e deixar o rumo da insegurança para trás. Candidato do PSDB à Presidência da República, o tucano tem em mãos projetos de sucesso colocados em prática durante seu governo de oito anos no estado paulista para cercear a violência que assola os brasileiros há tanto tempo.

Em São Paulo, Alckmin combateu duramente a criminalidade com ações inteligentes e responsáveis. Com muito trabalho por parte do seu governo, a taxa de homicídios do estado se tornou a menor do Brasil, caindo cerca de 78%. Ao todo, foram 130 mil vidas poupadas nos últimos anos oito anos e nenhum criminoso famoso solto nas ruas.

A taxa de homicídios do ano de 2017 fechou em 7,54 para cada 100 mil habitantes,o menor índice desde que as estatísticas criminais começaram a ser registradas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em 1995. Antes do governo Alckmin, eram 13 mil assassinatos por ano. Com o tucano no poder, o dado caiu para 3.503 vítimas.

O caminho percorrido pelo candidato para deixar São Paulo mais seguro foi, inicialmente, aumentar o efetivo policial nas ruas dos municípios do estado. O atual efetivo, com 118.249 policiais – 85.562 militares, 29.139 civis e 3.548 técnico-científicos -, é maior do que o contingente das Forças Armadas da Argentina, por exemplo. O governo foi responsável pela contratação de 32 mil novos policiais entre 2011 e março deste ano.

Prioridade no Plano de Governo de Geraldo Alckmin na corrida ao Palácio do Planalto, as mulheres também tiveram atenção especial no seu governo em São Paulo. O estado passou a possuir 133 Delegacias da Mulher (nove especializadas na Capital, 16 na Região Metropolitana e 108 em cidades do interior) e um efetivo de profissionais treinados na Academia da Polícia para prestar o melhor serviço às vítimas. O contingente representa 36% das delegacias da mulher de todo o Brasil.

A valorização dos policiais paulistas também foi colocada em pauta pelo presidenciável tucano. O Programa de Bonificação por Metas, idealizado por Geraldo, estimula o trabalho em equipe e, com objetivos definidos, torna o trabalho das polícias mais efetivo. Criado em 2014, o programa já premiou 65 mil agentes por reduzirem os indicadores de violência em suas regiões com mais de R$ 530 milhões.

Alckmin também focou no aprimoramento da infraestrutura para melhorar o atendimento policial para a população paulista. Desde 2011, foram criados seis batalhões, 21 companhias, 29 pelotões, uma base aérea, quatro subgrupamentos de bombeiros, 23 postos e bases territoriais, totalizando 84 novas unidades. Todas as regiões do estado receberam ao menos um batalhão.

O equipamento de trabalho dos agentes de segurança também foi renovado. Para combater a criminalidade no estado, a polícia paulista adquire uma média superior a 2.100 veículos por ano para atualizar sua frota. O governo Alckmin entregou quase 16 mil novas viaturas às polícias desde 2011. Atualmente, o estado possui 34.658 viaturas e 27 helicópteros, com capacidade para atender 90% da população paulista em até 15 minutos.

O avanço tecnológico também fez parte do projeto de Geraldo para a segurança pública. Com o maior big data da América Latina, São Paulo prendeu 6.368 suspeitos com auxílio da tecnologia. O ex-governador paulista também aprimorou a Delegacia Eletrônica dobrando sua capacidade. Atualmente, a ferramenta on-line registra 1,3 milhão de boletins de ocorrências.

“O Governo Federal vai liderar todo o trabalho. Vamos enfrentar a violência com inteligência e tecnologia. Integrar as informações das Forças Armadas e das polícias dos estados em uma agência nacional. Pretendo ter uma Guarda Nacional permanente. Dá para buscar recursos e investir em segurança”, ressaltou o candidato, destacando o trabalho feito em São Paulo. “A política de segurança de São Paulo é um exemplo. Vou mudar a lei de Execuções Penais para acabar com saidinhas e endurecer pena”, destacou.

As ações e o trabalho que culminaram na redução histórica do principal indicador internacional de criminalidade foram reconhecida por diversos organismos nacionais e internacionais especializados em pesquisas sobre violência, como ONU, Unesco, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ministério da Justiça, Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e Mapa da Violência no Brasil.

Com a experiência de quem executou um trabalho de excelência no estado de São Paulo, Geraldo Alckmin se postula à presidência como um dos candidatos com maior capacidade de gestão para solucionar os problemas da segurança pública no país. O tucano sabe que a resolução da violência no Brasil não é feita na bala, e sim com projetos bem planejados e com eficiência comprovada.

Nenhum comentário: