domingo, 16 de setembro de 2018

O voto democrático em Geraldo Alckmin: Editorial | PPS

O voto democrático em Geraldo Alckmin

O motivo para votar em Geraldo Alckmin no primeiro turno da presente corrida eleitoral para além das razões de ordem política e doutrinária é sobretudo uma questão de bom senso. Alckmin é uma liderança do centro democrático reformista. Ou seja, um social-liberal ao mesmo tempo comprometido com o aperfeiçoamento do regime democrático e valores republicanos, como também com políticas sociais que promovam a igualdade e a melhoria das condições de vida do povo.

Desde sua eleição para prefeito de Pindamonhongaba (SP), Alckmin foi um homem da resistência democrática e atuou quando deputado constituinte pela atual Constituição democrática e progressista do Brasil. Seu compromisso é de preservar a democracia e também de aperfeiçoá-la com propostas que diminuam o número de partidos, e que aumentem a sua transparência e o seu controle pelos eleitores, como o voto distrital misto.

Foi a atual Constituição, aliás, que deu poderes de investigação ao Ministério Público e propiciou a Operação Lava Jato. Também foi o texto constitucional, por articulação decisiva do então senador Mário Covas, que criou o instituto do Projeto de Lei de Iniciativa Popular e permitiu a aprovação da Lei da Ficha Limpa.

Como governador de São Paulo, Alckmin demonstrou um correto equilíbrio entre a responsabilidade de zelar pelas contas públicas e ao mesmo tempo manter o gasto social, fundamental para a qualidade dos serviços públicos e o resgate da dívida social do País. Apesar da grave crise das contas públicas que abalou os governos federal, dos estados e municípios, Alckmin conseguiu avançar em diversos indicadores durante seu governo, como no combate à criminalidade e na melhoria da educação básica.

A responsabilidade fiscal de Alckmin se combina com sua sensibilidade social. Durante os debates da reforma da Previdência, ele orientou os deputados do seu partido a preservar tanto a Aposentadoria Rural como também o BPC (Benefício de Prestação Continuada), protegendo os idosos pobres.

Esses dois benefícios, diga-se, foram instituídos pela Constituição de 1988, regulamentados no governo de Itamar Franco e continuados por Fernando Henrique Cardoso, sob a gestão da antropóloga Ruth Cardoso, que inaugurou um inovador e democrático modelo de Assistência Social em parceria com instituições da sociedade civil, sem partidarização.

Alckmin é um homem de diálogo capaz de unir mulheres e homens de diferentes orientações partidárias com o objetivo de promover o bem comum, o desenvolvimento e a prosperidade para todos. Do seu governo participaram além de partidos liberal-democráticos como também partidos de tendência social-democrática, como o PSB do seu vice e atual governador Márcio França e o PPS do deputado Roberto Freire.

Como mostram as pesquisas, Alckmin é o melhor nome para superar o radicalismo patrocinado pelos extremos da política brasileira e inaugurar uma nova fase de crescimento econômico em um ambiente democrático e de paz social no País.

Estas são as razões poderosas que levam o PPS a pedir a todos os seus amigos e simpatizantes o mais decisivo empenho em torno do voto democrático em Geraldo Alckmin para presidente da República no próximo 7 de outubro.
-----------
Assessoria do Partido Popular Socialista”

Nenhum comentário: