sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Vinicius Torres Freire: Bolsonaro e o clima de morte do país

- Folha de S. Paulo

Ataque homicida levanta a poeira tenebrosa de outros confrontos políticos

O homem acusado de esfaquear Jair Bolsonaro parece pessoa perturbada, dada a publicar delírios em redes sociais, entre outros sinais de desvario apontados por policiais que o prenderam.

É improvável a hipótese que relaciona o ataque homicida ao ódio político no país.

Ainda que não seja razoável derivar esta agressão ao clima de fúria, a estes tempos em que se nega direito à existência de adversários políticos, a violência contra Bolsonaro desde já realimentou a raiva.

Degradará ainda mais a imagem do país, ao nível da selvageria.

Vai mudar a eleição, a começar pela inviabilidade de campanhas baseadas em ataques a um candidato que foi ameaçado de morte, de fato.

Embora entenda-se que o calor da hora favoreça destemperos, há risco de o nível de agressão política subir de patamar.

Mesmo antes de haver notícias sobre o estado de saúde do candidato, liam-se nas redes sociais comentários de gente supostamente de esquerda: piadas sobre a facada, dúvidas sobre o ataque, acusações de vitimização eleitoreira ou até elogios da violência.

Na cúpula da campanha bolsonarista, houve chamados ao combate.

O presidente do PSL, Gustavo Bebbiano, assim reagiu: "Agora é guerra!", atitude parecida com a do vice de Bolsonaro, general da reserva Hamilton Mourão, que também acusou partido adversário pelo atentado.

A especulação sobre os desdobramentos políticos do caso tampouco é razoável, até porque o caso mal começou.

Ainda não se sabe da saúde de Bolsonaro, do futuro das estratégias da disputa eleitoral ou se devem sobrevir reações descontroladas, de tumulto.

O ataque em si é um caso aberto. Policiais até aventavam na noite desta quinta-feira a possibilidade de que Adélio Bispo de Oliveira tivesse um comparsa.

Ainda assim, o grau de disparate possível podia ser sentido poucos minutos depois da divulgação da notícia do ataque, a partir da 16h10.

A Bovespa, que vinha em alta de 0,5%, saltou mais 1% em meia hora.

Sabe-se lá a reunião dos motivos que levaram os mercadores a promover a desembestada, mas era possível ouvir que a possibilidade de Bolsonaro ficar fora da disputa talvez aumentasse as chances de um candidato preferido pelos donos do dinheiro ou de prejuízos para a esquerda.

Essas reações iniciais na política e na finança podem bem ser passageiras, claro, mas não auguram boa coisa.

A tentativa de homicídio de Bolsonaro vai levantar poeira tenebrosa, recente, que mal assentou.

Bolsonaristas já levantavam dúvidas sobre a honestidade da eleição caso seu candidato não viesse a vencer. Lembram agora que o agressor homicida teve ligação com partido de esquerda e que fez um ou outro "post" favorável a Lula.

Diga-se, de passagem, que o assunto preferido de Oliveira, o acusado, era a conspiração da maçonaria, além de Bolsonaro, planos mirabolantes para resolver problemas do país, o implante de microchips em humanos como obra do demônio, a substituição do Estado laico pelo cristão e preconceito contra homossexuais.

A esquerda volta a lembrar dos ataques a tiros à caravana de Lula, em abril, entre outras perseguições de que se julga vítima.

O assassinato de Marielle Franco, político mas pelo menos até agora não relacionado à eleição, volta à tona.

O atentado homicida contra Bolsonaro pode abrir as portas do inferno. As pessoas razoáveis de todos os lados têm de trancá-las.

Nenhum comentário: