quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Opinião do dia: Luiz Werneck Vianna

IHU On-Line – Nos resta aguardar, então?

Luiz Werneck Vianna – Aguardar com calma e com esperança. Sem esperança você não é capaz de agir de forma a despertar confiança no outro, e confiança é essencial. Sem confiança você não atravessa uma rua. Sinais vão parar. Um deles talvez não contenha um motorista desastrado que invada o sinal e atropele as pessoas. Mas com isso, ninguém atravessaria a rua. Espero que não. Confiança é tudo. Sem confiança não vou ao médico, não posso tomar um remédio. Está faltando isto: estimular a confiança, e o que estimula a confiança é a esperança. A esperança é um tema de fundo, que sempre bate na nossa história de maneira forte. Nós não desistimos do Brasil, não desistimos de um grande destino para o nosso país. Mas temos que ir tentando. Tem que ter calma e ter esperança e agir na boa direção. Os candidatos estão aí e quem ganhar, leva. Que Deus o tenha. E quem ganhar vai governar e todos estão interessados em cumprir o mandato. Que olhem o entorno.

--------------------------
Luiz Werneck Vianna, sociólogo, PUC-Rio. Entrevista: ‘Depois do “teatro de sombras”, Brasil precisará se reinventar e sair do caminho da prancheta.’, Blog Democracia Política e novo Reformismo, 23/10/2018.

Um comentário:

Fernando Carvalho disse...

A esperança é a última que morre.Durante o Golpe de 64 que ameaça voltar pelo voto. Teve militante de esquerda no nordeste que foi jogado dentro de uma fossa e ficou até a cintura naquele tanque de merda pura. Mas ele nutria esperança e escapou com vida. Não lembro o nome desse militante ou se a Comissão da Verdade mencionou este fato. Suprema desgraça seria uma repetição de um fato como este patrocinado não por um general de quatro estrelas, mas um capitãozeco abominável.