segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Ricardo Noblat: Do general para o capitão

- Blog do Noblat | Veja

Sem volta dos militares ao poder

A entrevista do general Eduardo Villas Bôas, Comandante do Exército, publicada pela Folha de São Paulo, é uma clara tentativa de delimitar o papel das Forças Armadas no futuro governo de Jair Bolsonaro, além de servir de aviso a quem interessar possa, inclusive ao capitão da reserva.

Primeiro o general desmistifica a ideia de que Bolsonaro seja um militar investido de poder político. “Ele é muito mais um político”, diz Villas Boas, “que saiu do Exército em 1988, nunca se envolveu com questões estruturais da defesa do país”, mas passou a gravitar em torno dos quarteis.

Em seguida, desmente que a eleição dele possa vir a representar uma volta dos militares ao poder. “Absolutamente não é”, afirma. Porque é preciso evitar que “a política entre novamente nos quartéis”. Se isso ocorresse, seria um “risco sério” para as Forças Armadas e também para o país.

O sucessor de Villas Boas no comando do Exército será um dos quatro generais mais antigos na carreira – e todos eles foram da turma de Bolsonaro. Talvez por isso Villas Boas tenha sugerido ao presidente eleito que indique um civil para o Ministério da Defesa. Bolsonaro quer outro militar ali.

Villas Boas aponta com clareza qual deveria ser a principal missão das Forças Armadas no novo governo – ajudar no combate ao crime organizado. A segurança pública, segunda ele, transformou-se “numa questão de segurança nacional”. Mais de 60 mil pessoas são assassinadas por ano.

“De acordo com o que a Constituição prevê, os militares inexoravelmente terão de participar desse esforço nacional”, argumenta o general. Ele não vê risco de um retrocesso político. “O país está amadurecido, tem um sistema de freios e contrapesos que não permite que essas coisas prosperem”, diz.

Nenhum comentário: