quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Roberto Dias: Nem todo avanço avança

- Folha de S. Paulo

Algoritmos combinam com democracia?

A primeira fala de Jair Bolsonaro como presidente eleito ocorreu numa rede social. O novo governo inteiro será conhecido por posts.

Muito confortável para quem governa, esse canal de comunicação enxuga o espaço do contraditório. Do ponto de vista do jornalismo, não é o caso de ficar chorando pelos cantos —a desintermediação é um dado da vida. Donald Trump, o rei do Twitter, levou dois meses para dar uma entrevista coletiva como eleito.

Fosse um problema jornalístico, já seria grande. Mais profundo é o buraco para a sociedade, pois a relação entre democracia e tecnologia se insinua diferente da imaginada.

“Após o fim da Guerra Fria, a sabedoria ocidental guiava-se por duas crenças: que a democracia liberal iria se espalhar pelo planeta e que a tecnologia seria o vento a empurrá-la”, escrevem Nicholas Thompson e Ian Bremmer em artigo neste mês na Wired. “O cenário atual da revolução digital é diferente”, dizem eles, mostrando como o regime ditatorial chinês se vale da computação.

A tecnologia beneficia não só regimes totalitários, afirma o sociólogo Paolo Gerbaudo em outro artigo deste ano. “Muitos movimentos populistas na história se caracterizaram por um espírito inovador.”

Decerto há um bocado de impressionismo no ar, mas é nítido que a coisa não cheira bem. As limitações técnicas a pesquisas nessa área, ainda imensas, afastam a academia de compreender direito o efeito das fake news e das ações contra elas.

Obstáculo parecido enfrentam os levantamentos de opinião pública. Dizer que não acredita em fake news ou que não as envia é muito diferente de não crer ou não encaminhar.

Outro efeito ainda pouco mensurável ocorre nas relações sociais. Os arrependidos-publicamente-pelo-voto estão aí, já nesta semana, a provar que a política criou seu BBB.

Todo um novo campo de estudo está florescendo. Talvez algum dia concluamos que algoritmos não harmonizam com democracia. Até lá, dá para ir manipulando muita coisa.

Nenhum comentário: