segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Celso Rocha de Barros: Brasil dá adeus ao centro

- Folha de S. Paulo

Posse de Bolsonaro será o início da 1ª experiência brasileira com extremismo ideológico eleito

Supondo que arrumem um substituto para Fabrício Queiroz na direção do Rolls-Royce, Jair Bolsonaro deve tomar posse como presidente do Brasil no próximo dia 1º.

Será o fim do intervalo não decorativo de Michel Temer e o início da primeira experiência brasileira com extremismo ideológico eleito democraticamente.

Não sabemos como será o governo Bolsonaro, que compromissos está disposto a fazer, que compromissos será obrigado a fazer. Mas é indiscutível que ninguém até hoje venceu eleições no Brasil com um discurso tão distante do centro.

A formação do ministério não sinalizou qualquer disposição para o compromisso. O governo Bolsonaro começará com mais generais no ministério do que os governos da ditadura —e eles parecem moderados comparados a seus companheiros de gabinete.

Os doentes olavistas emplacaram pastas importantíssimas, o ministro do Meio Ambiente está lá só para liberar licenças, a ministra dos Direitos Humanos está lá porque os evangélicos ainda não tinham emplacado um ministério.

Guedes não está entre os liberais brasileiros com mais noção das concessões que o liberalismo precisa fazer em um país desigual como o Brasil.

E há o entusiasmo da base bolsonarista por golpe de Estado. Na semana passada, a decisão do ministro Marco Aurélio fez com que os novos governistas fossem para as redes sociais pedir “um soldado e um cabo” que fechassem o STF.

Felizmente, o motorista do jipe que os levaria até o tribunal era o Queiroz, que no dia havia metido atestado médico.

Os filhos de Bolsonaro são também exemplos de outro problema: o fanatismo como carreirismo.

Os Bolsonaros Jr. têm tentado cavar espaço no poder como ideólogos, porque como administradores ou articuladores suas chances são pequenas. “Fanatismo como Carreirismo”, aliás, deveria ser inscrito no brasão do PSL.

É até difícil imaginar o que teria sido um governo de esquerda com esse grau de radicalismo. Acho que começaria dando calote na dívida e até o final da primeira semana teria estatizado o sistema financeiro.

Os ex-guerrilheiros nos ministérios teriam que ter saído de guerrilhas vitoriosas e ainda armadas, talvez pelos imigrantes haitianos ou pelos médicos cubanos.

O governo Bolsonaro é isso: a imagem invertida do que o governo petista foi no WhatsApp dos bolsonaristas, e só lá. E foi isso que venceu a eleição, foi isso que elegemos.

Ainda veremos como será a resultante dessas forças internas. Pode surgir uma coalizão moderada dentro do governo, tomara que surja, seria bom para o país —há gente que passaria no psicotécnico na área econômica, na justiça, entre os generais.

Mas vale lembrar que até hoje os americanos estão esperando pelo sujeito que será o “adult in the room” do governo Trump.

O governo Temer provou que a direita tem muito mais chances de ser corrupta e sair impune do que a esquerda.

O governo Bolsonaro pretende provar que os entraves ao fanatismo de direita também são muito menores. Até agora, seu sucesso é inegável.

E lá vamos nós, que sempre nos orgulhamos da moderação e da disposição brasileiras para a acomodação, viver sob o governo mais distante do centro dentre todos os países democráticos contemporâneos. Parabéns aos filipinos por perderem o posto.
--------------
Celso Rocha de Barros é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra).

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Celso Rocha de Barros,Parabéns!