terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Ricardo Noblat: O que une Mourão ao PT

- Blog do Noblat | Veja

Coisas da política

O general da reserva Hamilton Mourão, o vice do presidente eleito Jair Bolsonaro, é a favor de que o futuro governo e o seu partido, o PSL, apoiem a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados. O PT já apoia a reeleição de Maia.

Para Mourão, Maia tem um perfil “reformista”, sabe bem como a Câmara funciona e conta com aliados em diversos partidos. Para o PT, Maia é antes de tudo um homem de palavra, que faz acordos e que os cumpre. Por isso ajudou-o a se eleger presidente em fevereiro de 2017.

Maia esteve, ontem, em Salvador onde se reuniu com o governador Rui Costa (PT). De lá, voou para Brasília com a certeza do apoio da maioria dos deputados baianos do PT. O PC do B e o PSB, partidos que farão oposição ao governo, também apoiam Maia.

É justamente isso que faz Bolsonaro hesitar em seguir o conselho de Mourão. Bolsonaro tem dito que não se envolverá com a eleição para a presidência da Câmara, mas estimula o surgimento de outros candidatos – um deles, o deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG).

Mourão e Bolsonaro estão de acordo quanto a outra coisa: é preciso evitar que Renan Calheiros (PMDB-AL) se eleja pela sexta vez presidente do Senado. Renan e o PT têm tudo a ver. No momento, o melhor para o governo seria a eleição de Tasso Jereissati (PSDB-MG).

Nenhum comentário: