terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Bernardo Mello Franco: A nova UDN e a pipoca sem milho

- O Globo

O criador do novo partido que espera receber a família Bolsonaro confessa não saber muito sobre a velha UDN: ‘Puxei muito pela internet, entendeu?’

O Brasil tem 75 partidos políticos à espera de registro. Um deles já planeja nascer grande. É a nova UDN, que tenta ressuscitar uma sigla extinta há meio século para abrigar a família Bolsonaro.

O fundador da legenda, Marcus Alves de Souza, está animado. Ele diz que o clã ficou sem clima no PSL depois do escândalo do laranjal. A negociação foi noticiada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, mas o dirigente evita comemorar as filiações ilustres. “Não posso fazer a pipoca sem ter o milho”, explica.

Souza tem planos imodestos. Quer filiar 35 deputados, o que transformaria a nova UDN na quarta maior bancada da Câmara. Também planeja atrair 12 senadores e 12 governadores, mas se recusa a revelar seus nomes. “Não fica de bom tom, né?”, desconversa.

O dirigente confessa saber pouco sobre a velha UDN. “Era um partido conservador, de direita, né? A gente vai continuar com esse DNA”, promete. Ele disse ter lido sobre a história da sigla, mas não soube citar nenhum livro a respeito. “Puxei muito pela internet, entendeu?”. O bolsonarista se surpreendeu ao constatar que ninguém havia tido a ideia antes. “O nome estava lá guardadinho, esperando eu pegar”, festeja.

Fundar uma sigla requer investimento, mas Souza diz que sua pipoca saiu quase de graça. Ele afirma ter reunido “quase 400 mil assinaturas” sem pedir ajuda a grandes empresas. “Não tem empreiteira, não tem banqueiro e não tem bicheiro”, discursa.

Souza diz que a nova UDN será “o partido mais sério do Brasil”, e não uma sigla de aluguel. Em 2017, ele foi exonerado do governo capixaba, onde era subsecretário da Casa Civil, sob a acusação de embolsar o salário de um assessor. O dirigente diz ter sido vítima de armação. “Foi uma coisa raivosa contra mim”, defende-se.

Autora do clássico “A UDN e o Udenismo”, a socióloga Maria Victoria Benevides diz que a apropriação da sigla é uma falsificação da história. “A UDN era conservadora, mas as diferenças são enormes. Isso é o mais puro oportunismo”, sentencia.

O dono da nova UDN parece não se incomodar: “Se todo mundo gostasse da maçã, o que seria da pera?”.

Nenhum comentário: