terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Míriam Leitão: Boechat: inquieto e contundente

- O Globo

Ricardo Boechat foi revolucionário na comunicação, por todos os veículos pelos quais passou, sempre inovou na maneira de tratar a informação

Ricardo Boechat era um amigo leal, a quem ficarei eternamente devendo inúmeros favores e palavras de apoio nos momentos em que mais precisei. Mas ontem foi dia de segurar o choro para dar a dimensão da perda para o jornalismo. É imensa. O jornalismo está de luto vivendo sua própria perda, neste ano das muitas dores brasileiras. Há momentos em que a notícia está dentro da gente, e está na manchete, ao mesmo tempo. Boechat talvez discordasse da decisão de fazer uma coluna sobre um jornalista e repetiria a velha frase “jornalista não é notícia”. A maneira que ele exerceu a profissão e o momento em que nos deixa tornam impossível ignorar as muitas reflexões que a sua morte suscita.

Boechat era ele mesmo. Era único. Seu jeito de trabalhar era inovador, sincero, corajoso, versátil e transformador. Ele foi da coluna do jornal para a televisão, para o rádio, para os tempos multimídia e da interatividade com a mesma naturalidade. Boechat nasceu comunicador, portanto, em cada veículo novo no qual ele passava a trabalhar, não apenas se adaptava instantaneamente, como inovava na maneira de tratar a informação.

Um revolucionário na comunicação, que buscava a relação cada vez mais direta, mais sincera, mais rápida com o seu leitor, ouvinte, telespectador, internauta. Essa interatividade extrema é uma das lições que deixa. Entre os jornalistas, ele tinha uma legião de fãs e amigos em todas as faixas etárias, por isso, nas pesquisas sobre jornalistas mais admirados, feitas entre a categoria pelo “Jornalistas & Cia”, ele foi várias vezes o primeiro.

Boechat fará uma falta imensa neste tempo de polarização política e social do país, porque ele procurava sempre, em cada análise, a palavra justa. Mesmo que fosse uma palavra forte, mesmo que parecesse duramente franca. Conseguia ser assim uma espécie de radical do equilíbrio. E, com este estilo único, ele iria, certamente, ao longo dos próximos e difíceis anos que temos pela frente, usar toda a sua sinceridade e lucidez, todo o seu talento, para fazer críticas a qualquer um dos lados das brigas políticas brasileiras.

Fará falta ao país, o Boechat. Fará uma enorme falta ao jornalismo. Mas, principalmente, sentirão saudade os que o amavam tanto. E somos uma legião, os que tiveram de Boechat, no momento em que precisaram, apoio, uma palavra, um carinho, uma ajuda. Cada amigo está agora lembrando o momento em que Boecht esteve ao seu lado.

Eu posso contar uma das várias vezes em que conheci sua generosidade. Em 1991, eu estava desempregada, após uma demissão injusta e dolorosa, e ele me ligou oferecendo ajuda. Mais do que isso, ele disse que já estava em campo atrás de emprego para mim. “E não é porque você é minha amiga Mirianzinha, é porque será bom para o jornal que te contratar”. Ou seja, levantou também minha autoestima. Foi aos chefes da redação do GLOBO e defendeu a minha contratação. No último telefonema que me deu, no fim do ano passado, foi para me fortalecer após um episódio de ódio na internet. Era o dia em que ele comandaria o debate dos presidenciáveis na Band, mas ele teve tempo de dizer palavras lindas que guardarei comigo. Ficarão essas palavras junto a lembranças dos vários favores que ficarei eternamente devendo ao querido Ricardo Boechat.

O testemunho que muitos amigos deram ontem ajudam a montar o retrato inteiro de Boechat. Mas e o legado do jornalista? Esta foi a pergunta mais repetida ontem e mais difícil de responder, porque ainda estamos tentando entender a notícia. O jornalismo de Boechat era inquieto na forma e no conteúdo. Ele não se acostumava, seu trabalho nunca era burocrático. Os colegas da Band contam que no desastre de Brumadinho ele foi para a redação em pleno fim de semana para ajudar a apuração.

Boechat era bom repórter, bom apurador. Ele baseava suas opiniões tantas vezes contundentes em fatos que ia buscar com as mais diversas fontes, fosse a autoridade poderosa, fosse a pessoa anônima. O jornalismo profissional, inquieto, incansável, que não se intimida, que se emociona com as dores que atingem as pessoas, que critica, que cobra providências, que se adapta às mudanças tecnológicas constantes da profissão. Esse era o jornalismo de Ricardo Boechat e que nunca foi tão necessário ao país.

Nenhum comentário: