segunda-feira, 8 de abril de 2019

Carta dos EUA teve 27 emendas em 230 anos

- O Globo

Desde que entrou em vigor, há 230 anos, a Constituição americana foi alterada apenas 27 vezes. A mudança mais recente aconteceu em 1992. O texto original era composto por sete artigos, que determinam a divisão do governo em três poderes e definem os conceitos do federalismo, descrevendo os direitos e responsabilidades dos governos estaduais em relação ao governo federal.

As dez primeiras emendas constitucionais foram apresentadas ainda em 1789 e compõem a chamada Carta de Direitos (“Bill of Rights”), que dispõe sobre proteções específicas de liberdade individual, além de restringir poderes do governo.

Desde então, foram apenas 17 mudanças na Constituição dos Estados Unidos. Uma delas ainda no século XVIII, quatro no século XIX, e 12 no século XX. As alterações mais importantes foram registradas em 1895, após o término de Guerra Civil, determinando o fim da escravidão, e em 1920, estabelecendo o direito ao voto feminino.

A última alteração da Constituição americana foi realizada há quase 27 anos, na administração do presidente George Bush.

Nenhum comentário: