quinta-feira, 25 de abril de 2019

Ibope: Bolsonaro tem pior avaliação no início de um governo eleito

Índice dos que consideram atual gestão ótima ou boa é o mais baixo entre presidentes da redemocratização, diz pesquisa

Eduardo Bresciani / O Globo

BRASÍLIA - A gestão de Jair Bolsonaro tema pior avaliação para o início de um governo eleito desde a redemocratização, segundo dados da pesquisa Ibope, contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem. Segundo o levantamento, 35% consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 27% avaliam como ruim ou péssima. Os números mostram, no entanto, que a maioria dos entrevistados (51%) dizem confiar no presidente.

Primeiro presidente eleito pelo voto direto após a ditadura militar, Fernando Collor tinha 45% de avaliação ótima ou boa no início de seu governo, em maio de 1990. Fernando Henrique (41%), Luiz Inácio Lula da Silva (51%) e Dilma Rousseff (56%) também registraram mais avaliações positivas do que Bolsonaro nos meses iniciais do primeiro mandato.

A avaliação do governo Bolsonaro só é melhor do que o início das gestões de Itamar Franco — 34% em janeiro de 1993 — e de Michel Temer, avaliada como ótima ou boa por 14% em setembro de 2016. Itamar e Temer assumiram a Presidência após processos de impeachment de Collor e Dilma, respectivamente.

Na pesquisa feita em março pelo Ibope, sem ter sido contratada pela CNI, 34% consideravam o governo Bolsonaro ótimo ou bom, 34% regular e 24% ruim ou péssimo.

“VOTO DE CONFIANÇA”
Para o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, a avaliação de Bolsonaro tem relação com a forma como o presidente se elegeu. O percentual que considera o governo atual como ótimo e bom (35%) é semelhante às intenções de voto que Bolsonaro tinha em pesquisas às vésperas do primeiro turno.

— As pessoas que não estavam engajadas desde o início e deram voto de confiança ainda não estão convencidas de que seus anseios serão atendidos —disse Fonseca.

A pesquisa Ibope também aponta, por outro lado, que 51% dizem confiar no presidente. O índice dos que não confiam é de 45%. Já 4% não souberam ou não quiseram opinar. O percentual dos que disseram aprovar a maneira de Bolsonaro governar também foi de 51%, enquanto 40% desaprovaram.

O levantamento do Ibope mostra que 45% acreditam que o restante da gestão Bolsonaro será ótima ou boa, enquanto 23% avaliam que será ruim ou péssima. Antes da posse, em dezembro do ano passado, outra pesquisa CNIIbope apontava que a maioria (64%) dos entrevistados acreditava que a gestão Bolsonaro seria ótima ou boa, e apenas 14% esperavam um governo ruim ou péssimo.

O Ibope ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre os dias 12 e 15 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança da amostra é de 95%.

Nenhum comentário: