quarta-feira, 3 de abril de 2019

Partidos de centro e centro-direita articulam agir em bloco em negociação com Bolsonaro

Painel / Folha de S. Paulo

Ninguém solta a mão… Na véspera da primeira reunião com Jair Bolsonaro, dirigentes de partidos de centro e centro-direita vão fazer um encontro fechado para afinar os termos da conversa que terão no dia seguinte no Planalto. As cúpulas de DEM, PP, PRB e PR se encontram nesta quarta (3) para tentar manter o bloco que viabilizou aeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao comando da Câmara unido em meio às negociações com o governo. A ideia, dizem, é sentar com o presidente mais para ouvir do que para falar.

Gato escaldado O encontro entre Bolsonaro e os dirigentes partidários se dará em clima de desconfiança. Ninguém está disposto a chegar dando conselhos ou apresentando demandas ao presidente. Temem que ele faça o que fez com Maia, e, após a conversa, diga estar sendo “pressionado pela velha política”.

Às claras O presidente da Câmara e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foram convidados pelas cúpulas dessas siglas a participar da conversa. Os dirigentes das legendas querem deixar os dois a par do que for acertado pelo grupo.

Todos por um Entre DEM, PR, PRB e PP a ideia é não embarcar nem rechaçar qualquer acordo com o Planalto sem o conhecimento dos demais.

Nenhum comentário: