domingo, 23 de junho de 2019

Bruno Boghossian: Trapaças no debate das armas

- Folha de S. Paulo

Em festival de enganações, presidente só oferece ao cidadão a opção de 'se virar'

“Santa Catarina é o estado que tem mais clube de tiro. Não por coincidência, é o estado menos violento do Brasil”, disse Jair Bolsonaroem sua última transmissão ao vivo. A relação estapafúrdia vendida pelo presidente coroa o festival de distorções e enganações no debate sobre a ampliação das armas de fogo. Mais uma vez, os fatos ficaram para trás.

Existe uma série de argumentos para embasar propostas de flexibilização. Há justificativas razoáveis em defesa da extensão do porte para algumas profissões ou a favor da liberação em propriedades rurais. Prevalece, entretanto, a falta de lógica.

Na quinta (20), Bolsonaro riu ao contar que senadores que votaram para derrubar seus decretos haviam sido ameaçados e —“olha só”— pediram proteção. “Você, que não tem como pedir proteção armada ao poder público, vai se virar como?”

A pergunta transforma em discurso institucional a ideia de que, na segurança, cada um cuida de si. Ainda que o Estado deixe muito a desejar, um governante não deveria oferecer ao cidadão só a opção de “se virar”.

Além disso, o presidente não deve ter percebido que o exemplo nega suas próprias posições. Os parlamentares que pedem proteção querem segurança oficial da polícia, exercida por profissionais. Só haveria hipocrisia se, após a ameaça, eles mesmos pedissem para andar armados.

O governo recorre também a uma versão fantasiosa do referendo de 2005. Na ocasião, eleitores derrubaram um artigo do Estatuto do Desarmamento que proibiria a venda de armas. A votação, porém, não derrubou restrições à posse e ao porte. Se quer mudar a lei, o presidente precisa enviar um projeto ao Congresso.

Para completar, Bolsonaro sustenta que armar a população é essencial para conter a ascensão de ditadores. O raciocínio extrapola a questão da criminalidade e mostra que o presidente é capaz de trapaças criativas para fazer valer sua vontade.

Faço uma pausa e volto a escrever por aqui no dia 12 de julho.

Um comentário:

Fernando Carvalho disse...

A sociedade brasileira criou o projeto Brasil favela. Esse modelo é garantido pelas polícias, eventualmente pelas FFAA. Cona com uma ajudinha de esquadrões da morte e milícias e mesmo assim o projeto está dando em merda. Agora as "pessoas de bem" não querem mais terceirizar a tarefa de manter vivo o projeto Brasil favela. E quer tentar fazer justiça pelas próprias mãos. Ou está sendo seduzida por um louco que tenta fazer crer que é possível se manter organizada uma sociedade com base em tiroteios diários. O sucesso de Bolsonaro equivale ao fracasso do Brasil como um país organizado por leis. É uma volta ao velho oeste dos Cow Boys. Com a diferença de que falta coragem de se andar com revolveres pendurados em cinturões à vista de todos. A burguesia é covarde.